A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) e o Ministério do Turismo inauguraram, na última quinta-feira, 14, o escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT), na capital fluminense. O núcleo fica na Candelária, no centro do Rio. O espaço de 500 metros quadrados, em prédio cedido pelo Sistema Fecomércio RJ, é o primeiro da América Latina e Caribe.
A inauguração contou com a presença do presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, do ministro Celso Sabino, do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili — que trouxe uma comitiva da Espanha —, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e de várias autoridades.
Na solenidade, Antonio Queiroz e Celso Sabino assinaram um protocolo de intenções que prevê que o Senac RJ e o Ministério do Turismo contribuam com o turismo no país, por meio de ações que proporcionem a formação de parceria para o desenvolvimento sustentável, o compartilhamento de conhecimentos e de tecnologias para o fortalecimento das premissas do Pacto Global da ONU.
“Hoje, estamos celebrando aqui uma conquista da qual a Fecomércio RJ se orgulha muito por ter defendido a vinda do escritório da OMT para o Rio de Janeiro. Essa instalação é uma grande conquista para o Rio e para o Brasil, e nos trará múltiplos desafios, a começar pelo dever que todos temos em avançar firmemente no cumprimento das diretrizes estabelecidas no Pacto Global da ONU, do qual somos signatários conscientes. O turismo pode oferecer grandes contribuições para a descarbonização do planeta e para o comprometimento com a sustentabilidade”, afirmou o presidente Antonio Queiroz.
A instalação do organismo internacional na capital fluminense dará visibilidade e ajudará no fortalecimento do setor no Brasil, fazendo do Rio a principal referência do turismo na América Latina. “A escolha do Brasil para sediar esse escritório reafirma a crença da Organização Mundial do Turismo no potencial turístico do nosso país e nos coloca em um novo patamar que é de orientar os demais países da região em relação às ações e programas de fortalecimento do turismo na área de inovação, qualificação e promoção. Hoje, concretizamos esse momento histórico para o turismo brasileiro e também para toda a região da América e Caribe”, comemorou o ministro Sabino.
O recém-inaugurado escritório vai funcionar com técnicos de várias regiões do mundo para promover, do Rio, planejamentos de qualificação profissional e de captação de recursos e investimentos na área. A escolha da nova sede da OMT foi feita em outubro, quando o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, assinaram a criação da nova sede, no Uzbequistão.
Em novembro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e os assessores da presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite e Adriana Homem de Carvalho, visitaram o novo escritório para conhecer o espaço destinado à OMT.
Deixe o seu comentário