Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
AVS é o conhecimento que a gente quer e precisa!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
As últimas semanas deram mostras de que o frio em Nova Friburgo não brinca em serviço. Dias de sol e céu azul são apenas o cartão de boas-vindas para as noites congelantes. A tarde cai e o frio nos machuca a pele. O Caderno Z, que sempre nos agasalha a alma, procura temas que até suplantam as nossas expectativas. Mais romântico do que a canção de Roberto Carlos, o “Z” do último fim de semana nos recomendou: - “Se aqueça neste inverno com o vinho de sua preferência!”. O tema fez um enlace perfeito com a Drink & Cia, que declara: “Nós temos o vinho que harmoniza com você”. Com 27 anos de experiência em bebidas, Fátima Erthal e Antonio Faria fundaram a loja da Avenida Euterpe e abriram uma filial em Mury, em 2010, administrada por Octávio Erthal.
Fátima explica: “Procuramos indicar sempre o produto que satisfaça o desejo de cada cliente, para isso conversamos com eles antes de qualquer indicação.” Essa particularidade no atendimento até me anima a tomar umas aulas na Drink & Cia para, depois, tomar um vinho com minhas filhas. O Brasil tem uma vasta produção de vinho, em regiões variadas que abrangem grande parte do país. Vinho é bom para a saúde.
Wanderson Nogueira convidou-nos para uma embriaguez que nos leve até a alma: “Atreva-se à embriaguez para, de repente, descobrir-se em liberdade. Para além dos fevereiros de cada ano, para muito além do que te disseram ser liberdade. Beba dessa liberdade de ser feliz, sem qualquer moderação. Brinde à liberdade dos que estão à volta e de todos que sequer conhece. Um mundo melhor é feito pelo conjunto de livres e não pelo coletivo de raivosos preconceituosos. Ame e deixe amar, viva e deixe viver...”.
Uma taça de vinho seria o modo perfeito para se brindar a suspensão, pelos professores, da greve nas escolas estaduais. Contudo, o brinde ficará para mais adiante, pois, o fim da greve não garantiu ainda que as demandas da classe fossem aceitas e cumpridas e a categoria continuará mobilizada para fazer cumprir as reivindicações. Sendo a educação o pilar da sociedade e os professores os construtores de um mundo melhor, que tudo se resolva pelo bem maior desses zelosos profissionais.
Entretanto, podemos fazer um brinde ao Procon que fez uma blitz em Nova Friburgo e Teresópolis, e que, espantosamente, recolheu “mais de meia tonelada de alimentos impróprios”. Além dos supermercados, foram inspecionados postos de combustíveis, estacionamentos, bancos, lanchonetes e distribuidoras de gás. Parabéns!
Quem pensa que o censo é coisa da modernidade está bastante enganado, pois, no Brasil, a primeira contagem da população aconteceu em 1872, quando o nosso país era ainda regido pelo Império. O Censo 2022 apontou que a população brasileira atingiu a marca de 203 062.512. Nova Friburgo já tem quase 190 mil habitantes e, entre eles, destaca-se, em “Sociais”, uma aniversariante muito ilustre – Rosângela Cassano que, no próximo dia 6, festejará nova idade. Felicidades, querida amiga!
Em “Há 50 Anos”, o jornal divulgava o desfile de maiôs em prol da Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de Nova Friburgo. O evento, no Country Clube, apresentou uma coleção de maiôs de fabricação exclusiva da Fábrica de Filó, tendo patrocínio do Rotary Clube Nova Friburgo. Que chique! Saudades da Filó, meu bairro.
O dragão da charge de Silvério está espantado, mostrando a reação dos consumidores, ante o preço da gasolina. Que bomba! Para compensar, está chegando a temporada de férias escolares de julho. Mesmo para quem ficar em casa, não vai faltar programação. Christiane Coelho trouxe um roteiro incrível para a criançada. Contudo, há muito o que se debater sobre o “ócio na vida das crianças”, porque os pequenos têm sido uma cópia fiel dos pais. Até para se “fazer nada”, procura-se uma tela, pois, muitas vezes, nada se aproveita. Minha neta brinca muito com uma coleguinha, mas brinca por videochamada. E o pior – o ChatGPT está aí para pensar por nós! Para facilitar nossa vida até que sejamos, totalmente, dispensáveis. Não duvido. Linda semana, pessoal!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário