Estado do Rio é o escolhido por 8% das empresas criadas no Brasil

Pelo menos 83,4 mil novos pequenos negócios foram abertos no primeiro trimestre de 2023, aponta levantamento do Sebrae
quinta-feira, 01 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Uma boa notícia que comprova a força econômica do Estado do Rio de Janeiro. O Sebrae identificou que 8% das empresas abertas no Brasil, em 2022, tiveram o território fluminense como sede escolhida. O levantamento divulgado nesta semana totaliza mais de 326,2 mil novos estabelecimentos; uma queda de 16% quando comparadas às empresas abertas no ano anterior. As atividades que mais abriram negócios no ano passado foram promoção de vendas; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros, manicure e pedicure; outras atividades auxiliares dos transportes terrestres; e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar. 

Já em 2023, mais de 83,4 mil novos pequenos negócios foram criados no primeiro trimestre, o que corresponde a 97% das novas empresas no período, revela o levantamento do Sebrae. No primeiro trimestre deste ano, as principais atividades abertas pelo MEI (Microempreendedores individuais) foram cabeleireiro, manicure e pedicure; promoção de vendas; e atividades auxiliares dos transportes terrestres. 

Em relação às microempresas as principais atividades foram: serviços médicos ambulatoriais restritos a consultas; serviços combinados de escritório e apoio administrativo; e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Já as principais atividades abertas pelas empresas de pequeno porte foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo; atividade médica ambulatorial restrita a consultas; e restaurantes e similares. 

“Ter o próprio negócio voltou a ser um sonho do brasileiro. É preciso criar políticas públicas e capacitar quem empreende ou quer empreender, já que os desafios são enormes. É importante que o empresário procure inovar e aprimorar seus conhecimentos em busca da sustentabilidade do seu negócio”, reforça o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga. 

Fechamento de empresas 

No Estado do Rio de Janeiro, ainda segundo o Sebrae, foram fechadas mais de 144,1 mil empresas no ano passado. Os pequenos negócios foram responsáveis por 95% das empresas abertas no Brasil, quando foram criadas mais de 3,9 milhões de novos estabelecimentos, sendo o MEI responsável por 74% das empresas abertas, seguido por 17% de microempresas e 3% de empresas de pequeno porte. 

As atividades que mais abriram empresas em todo o país foram comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; promoção de vendas; cabeleireiros, manicure e pedicure; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente; e obras de alvenaria. No primeiro trimestre de 2023 foram abertos mais de um milhão de estabelecimentos, sendo que 96% são pequenos negócios. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: