Depois de um feriadão de Páscoa sem muito sol e com muito frio, os friburguenses podem ter a sorte de desfrutar, esta semana, de um novo feriado prolongado mais ensolarado e um pouco mais quente. A Prefeitura de Nova Friburgo decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 22, um dia espremido entre os feriados de quinta (21, Tiradentes) e São Jorge (23, sábado).
Além disso, por ser carnaval na capital do estado, transferido por conta da pandemia, a quarta-feira, 20, também será ponto facultativo no Rio e nas repartições estaduais. Os desfiles na Marquês de Sapucaí se estendem de quarta a domingo. Para a capital, a previsão é de muito sol neste feriadão, assim como na Região dos Lagos. Em Friburgo, o carnaval será em maio.
Depois da friaca do último fim de semana, provocada pelo avanço de uma massa de ar polar que já se dissipou, a semana vai seguir com predomínio de sol, ar mais seco e temperaturas que sobem de forma gradativa nos próximos dias. Mas a amplitude térmica tende a aumentar: volta a esquentar à tarde, mas as noites e madrugadas continuam geladas, o que torna mandatória a famosa “moda cebola” (vestir-se com várias camadas de roupas para não sentir calor nem frio ao longo do dia).
Nesta Páscoa, a primeira onda de frio deste outono, quase um mês após o início da estação, em 20 de março, fez muitos friburguenses recorrerem a botas e gorros, no melhor modelito inverno. A queda das temperaturas foi repentina, observada a partir da quinta-feira passada, 14. Na Sexta-feira Santa, várias capitais do Brasil registraram recordes de frio.
Oficialmente, Nova Friburgo registrou 10 graus, mas houve termômetros que registraram menos, sobretudo em localidades mais altas.
A noite clara de Lua Cheia, sem nuvens, ajudou a intensificar a sensação de frio. Esta lua cheia de abril é chamada de Lua Rosa, ou Pascal. No sábado, 23, ela passa para a fase minguante.
Deixe o seu comentário