Audiência discute uso de câmeras em viatura dos órgãos de segurança

Estado já concluiu contratação de equipamentos nos uniformes, maior licitação desse tipo no país
quarta-feira, 23 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro
Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro

O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta semana mais uma audiência pública para apresentar aos fornecedores interessados as especificações de soluções de videomonitoramento embarcado a serem usadas dentro das viaturas de Segurança Pública e Defesa Civil. “Buscamos equipamentos com tecnologia que permita excelência e transparência às ações policiais de segurança e fiscalização. Já concluímos a contratação das câmeras portáteis nos uniformes, que foi a maior licitação do país para aquisição desse tipo de equipamento. Com essas ações, vamos garantir um serviço ainda melhor para a população e para a nossa polícia”,  afirmou o governador Cláudio Castro.

A audiência pública, no Palácio Guanabara, teve a presença de seis empresas interessadas em participar da licitação, e foi comandada por integrantes das equipes técnicas das secretarias da Casa Civil, de Governo, da PM e do Gabinete de Segurança Institucional. Uma das especificações analisadas e exigidas pela equipe técnica do Governo do Estado é que as câmeras embarcadas precisam ter uma solução de tecnologia integrada e, além de mostrar a localização da viatura, devem mostrar também o ambiente interno do carro. Outro item exigido é a questão da custódia dos vídeos. Eles precisam estar disponíveis na nuvem em até oito horas. A solução também precisa gravar ininterruptamente a partir do início do serviço e da partida da viatura.

Os questionamentos das empresas interessadas em fornecer as câmeras ao Governo do Estado poderão ser enviados através de um QR-Code, apresentado durante a audiência pública. As informações também serão disponibilizadas no site oficial do Governo do Rio. Após esta etapa, seguindo os prazos legais, o edital para a licitação será publicado.

Câmeras nos uniformes

O Estado concluiu a licitação para a implantação das câmeras operacionais portáteis nos uniformes dos órgãos estaduais de segurança, fiscalização e Defesa Civil  Os dois processos - a instalação das câmeras de vídeo e áudio nos veículos e nos uniformes - foram estabelecidos por decreto. Elas deverão estar equipadas com georreferenciamento, possibilidade de acesso remoto, armazenamento e integração com sistemas de ocorrências dos órgãos estaduais contemplados. Os dados gerados em função das ocorrências poderão ficar armazenados.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança