Em 3 anos de Patrulha Maria da Penha, quase mil mulheres atendidas em Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Equipe do programa no 11º BPM (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Equipe do programa no 11º BPM (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Em três anos do programa Patrulha Maria da Penha/Guardiões da Vida, da Polícia Militar, completados agora em agosto, Nova Friburgo teve quase mil mulheres atendidas (997) pelas equipes especializadas. Desse total, 859 foram inseridas no programa, que presta atendimento continuado a vítimas de violência.

Com isso, Friburgo é o quarto da Região Serrana em número de mulheres atendidas, perdendo apenas para Petrópolis (líder do ranking com 1.374), Teresópolis e Três Rios.

Entre as 20 cidades com mais mulheres atingidas, excluindo a capital e a Baixada, esse número deixa Friburgo em  sétimo lugar no estado, perdendo também para Niterói (líder com 2.116), Campos e Volta Redonda. E à frente de municípios notoriamente mais violentos como São Gonçalo e Angra dos Reis.

Na Região Serrana, um terço das prisões

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a Região Serrana registrou, proporcionalmente, o maior número de prisões de agressores de mulheres. Quase todas por desrespeito a medidas protetivas expedidas pela Justiça. A PM não informou dados relativos apenas ao 11º BPM ou a Nova Friburgo.

Dos 133.695 atendimentos a mulheres em situação de violência em todo o estado  nesses três anos, 5.832 foram realizados na Região Serrana, o que corresponde a menos de 11%. Mas, em relação à prisão de agressores, o percentual nas cidades serranas chega a 33,8%, ou seja, um terço do total.

Das 441 prisões nesses três anos, 149 foram efetuadas por PMs da Patrulha Maria da Penha das quatro unidades operacionais do 7º CPA (Comando de Policiamento de Área): 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30º BPM (Teresópolis) e 38º BPM (Três Rios). 

Lançado em agosto de 2019, o programa de prevenção à violência contra mulher opera em todo o território estadual com 45 equipes especializadas, somando  180 policiais militares. Estão cadastradas hoje no programa 36.994 mulheres, recebendo atendimento continuado.

Para marcar o terceiro aniversário do programa, o comando da Polícia Militar anunciou duas novidades: o reforço de 14 novas viaturas, inclusive para o 11º BPM,  e a realização de cursos de capacitação voltados para os operadores do Serviço 190.

Picape chega em setembro

As novas viaturas começam a operar agora em setembro. São picapes cabine dupla, parcialmente blindadas e com tração nas quatro rodas, mais adequadas para atender ocorrências em locais de difícil acesso no interior do estado, como Nova Friburgo.

Os novos veículos serão distribuídos para três batalhões da Região Serrana (Friburgo, Petrópolis e Teresópolis), além de unidades espalhadas por todo o estado.

Os cursos de capacitação para operadores do Serviço 190 têm como objetivo melhorar o atendimento em casos de denúncia contra a mulher. De acordo com o último levantamento feito pela Subsecretaria de Comando e Controle da PM, foram feitas 34.050 ligações para o Serviço 190 no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 15% dos acionamentos de viaturas para atender casos de violência contra a mulher.

 Segundo a tenente-coronel Cláudia Moraes, responsável pela coordenação do programa, o Serviço 190 é uma das portas de entrada da rede de proteção à mulher em situação de violência. “São situações muito delicadas que exigem um atendimento especial dos nossos operadores”, disse ela.

 Além do atendimento às mulheres em situação de violência, os PMs do programa realizaram 5.604 ações sociais, em sua maior parte doações de cestas básicas e roupas provenientes de parcerias com outros órgãos públicos, empresas, associações de classe, ONGs e pessoas físicas. também foram realizadas 1.277 palestras, tanto para o público interno como para o público externo.

 

  • O ranking da Região Serrana

    O ranking da Região Serrana

  • O top 20 do estado, excluindo capital e Baixada

    O top 20 do estado, excluindo capital e Baixada

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Ele é acusado de distribuir balas e doces na vizinhança e levou vítima para sua casa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: crime | Segurança