A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, após reunião com o Conselho Municipal de Educação, decidiu adiar o início do ano letivo de 2022 para o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, a volta às aulas estava prevista para uma semana antes, 7 de fevereiro. O motivo para o adiamento deve-se, segundo a prefeitura, ao recente aumento de casos de Covid-19 no município e o cenário de incerteza por falta de diretrizes nacionais que possibilitem o planejamento e organização das atividades para o início do ano letivo de 2022.
Conforme A VOZ DA SERRA noticiou na edição desta quarta-feira, 26, a volta às aulas em Nova Friburgo está cercada de dúvidas, pois o Conselho Nacional de Educação (CNE) estendeu apenas até 31 de dezembro de 2021, a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país, não havendo ainda orientação quanto ao ano letivo de 2022. Com a nova onda de Covid-19, não se sabe qual o melhor modelo de aulas a ser adotado: presencial, remoto ou híbrido. As escolas estaduais mantém a retomada do ensino 100% presencial em sua rede no dia 7. Já a rede particular ainda não se manifestou oficialmente.
A Secretaria Municipal de Educação reiterou nesta quarta, 26, sua responsabilidade com as 122 escolas de sua rede e, por isso, não tem medido esforços para dar andamento com as reformas e manutenções das infraestruturas e adequações às regras sanitárias advindas da pandemia para o retorno seguro dos alunos e profissionais da educação, inclusive contando com locação de alguns imóveis e procedendo a desapropriação de outros.
Deixe o seu comentário