Procura por dose de reforço contra a Covid ainda é baixa

Ataque de hackers afeta sistemas do do Ministério da Saúde como o ConecteSus, que emite certificado de vacinação, e o Sisreg, que marca consultas e exames
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Fila da dose de reforço na Uerj (Foto: Adriana Oliveira)
Fila da dose de reforço na Uerj (Foto: Adriana Oliveira)

Até o final da tarde desta terça-feira, 14, alguns serviços online do Ministério da Saúde continuavam indisponíveis. Isso, porque, na madrugada da última sexta-feira, 10, o sistema de informática foi invadido por harckers. Além do e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que o Sistema Nacional de Regualção (Sisreg), que faz a marcação de consultas e exames também está indisponível, o que impede o serviço em todo o Brasil. 

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as marcações de consultas ambulatoriais e exames serão retomadas assim que o site voltar a funcionar plenamente para que nenhum paciente seja lesado por essa instabilidade no sistema nacional. O comunicado emitido pelo Ministério da Saúde informa que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) prevê que ainda hoje, 15, todos os sistemas estejam estabilizados.

Dados recuperados

No domingo, dia 12, o Ministério da Saúde emitiu comunicado informando que “o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso.” No entanto, o aplicativo ConecteSUS, onde são emitidos o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação Digital, continua fora do ar. Para quem tem necessidade de comprovação da vacina, como viagens para países que adotam o passaporte da vacina, o Ministério da Saúde informou que o Ministério das Relações Exteriores está enviando comunicado aos países que recebem voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em formato digital e que a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação da imunização contra a Covid-19.

Golpistas aproveitam a situação

E, já que os dados não estão sendo acessados pela plataforma e aplicativo oficiais, golpistas estão aproveitando a situação e enviando e-mails em nome do Ministério da Saúde com link falso para acessar o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado alertando sobre o perigo de clicar nesse tipo de link, “pois o Ministério da Saúde não envia esse tipo de mensagem e, possivelmente, trata-se de uma tentativa de golpe.”

Sem dados oficiais

Sem ter acesso aos dados nas plataformas oficiais, a Prefeitura de Nova Friburgo também não está emitindo os boletins com os números de infectados e mortes causadas pela Covid-19 e também dos vacinados. De acordo com os últimos dados emitidos pela prefeitura, que até a semana passada estava aplicando a dose de reforço nos idosos acima de 60, pessoas de grupos de risco e profissionais da saúde, a adesão desse público à chamada terceira dose ainda é baixa. Até sexta-feira, haviam sido aplicadas 24.534 doses de reforço. 

Somadas às pessoas desses grupos que tomaram a primeira dose chega-se ao número de 71.710. Ou seja, mais de 47 mil pessoas que fazem parte do grupo de risco, idosas e profissionais de saúde não foram tomar as doses de reforço disponíveis.

Nova Friburgo sem vacina da Jansen

Desde a última segunda-feira, 13, Nova Friburgo está aplicando a dose de reforço em adultos acima de 18 anos, que receberam a segunda dose há 120 dias. Para quem recebeu a vacina da Jansen, em dose única, a dose de reforço deve ser do mesma fabricante. Em Nova Friburgo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 4.298 pessoas receberam a vacina da Jansen. Muitas estão procurando os pontos de vacinação, mas não estão encontrando a vacina. A prefeitura informou, em nota, que “foi informada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que Nova Friburgo receberá até o final desta semana 560 doses da Janssen.e que assim que o município receber as doses dessa fabricante, o calendário de vacinação será atualizado e amplamente divulgado”.

Para quem recebeu as doses das demais fabricantes, o Ministério da Saúde recomendou que seja usado o imunizante da Pzifer na dose de reforço. Com a abertura para o público acima de 18 anos com 120 dias da segunda dose, os pontos de vacinação tiveram longas filas ontem,14, para vacinação.

Nesta quarta, 15, não haverá aplicação de vacinas contra a Covid-19 em Nova Friburgo. A campanha prossegue nesta quinta-feira, 16, com aplicação da segunda dose da Pfizer, para quem estava agendado até o dia 14 de dezembro nos ginásios esportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; postos de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, e Tunney Kassuga, no bairro Olaria, das 9h às 15h, e também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família ( ESF) de Centenário, São Lourenço, Conquista, Campo do Coelho, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Olaria 1, 2 e 3, Varginha, Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar e São Pedro da Serra, das 9h às 13h.  Amanhã, 16, também haverá repescagem da segunda dose da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac no campus local da Uerj, na Fábrica Filó. 

Dia D contra a gripe 

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo promove nesta quarta-feira, 15, mais um mutirão Dia D de vacinação contra a gripe para jovens a partir de 13 anos, e adultos das 9h às 15h, nos locais de vacinação e das 9h às 13h nas ESFs de São Lourenço, Centenário, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Olaria (1, 2 e 3), Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Varginha e Mury.

É necessário ter em mãos o CPF, carteira de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação contra a Covid-19. A dose contra o vírus Influenza já estava sendo oferecida pelo município. No entanto, com o surto de gripe na capital, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a campanha contra a gripe. Do início do ano até a semana passada, mais de 62 mil pessoas tomaram a dose que ajuda a reduzir e prevenir as síndromes gripais. Só no último mutirão Dia D contra a gripe, realizado no dia 6 passado, foram aplicadas 1.805 doses da vacina. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina