Uma das mais experientes e respeitadas autoridades em saúde pública de Nova Friburgo, a enfermeira Fabíola Braz Penna pediu, na noite desta segunda-feira, 31, exoneração do cargo de subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, que ocupava há pelo menos oito anos. A Secretaria Municipal de Saúde, pasta à qual Fabíola está vinculada, alegou oficialmente “motivos pessoais”.
Como é servidora concursada, Fabíola continuará atuando na área de saúde do município. Em nota, a prefeitura agradeceu “o empenho e dedicação da profissional enquanto esteve à frente da pasta”.
Fabíola é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), docente e dona de um currículo vasto, com participação em incontáveis congressos e simpósios na área de saúde. Esteve por trás de praticamente todas as campanhas de imunização e combate a doenças epidêmicas na cidade, incluindo dengue, sarampo, poliomielite e, mais recentemente, coronavírus. Era o braço-direito dos últimos governos em assuntos epidemiológicos.
Em entrevista exclusiva ao jornal A VOZ DA SERRA há duas semanas, Fabíola confirmou que existe subnotificação de casos de Covid em Nova Friburgo e reforçou a necessidade de distanciamento social. Dos mais de 18 mil casos registrados até agora na cidade, 756 são profissionais de saúde, com cinco óbitos entre eles.
Na época ela anunciou que, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Vigilância Sanitária planejava ampliar a capacidade de informatização e acesso das informações em tempo real das unidades de saúde pública e privada para combater a subnotificação e obter uma noção mais real da situação da pandemia no município. Ela comemorou, no entanto, a cobertura vacinal da Covid, já bem próxima da meta relativa aos idosos e trabalhadores de saúde.
Deixe o seu comentário