Friburgo ainda tinha, até quarta, 1.615 doses de vacinas contra a Covid-19

Balanço mais atual mostra que 1.163 já foram imunizados com a segunda dose, apenas 0,6% da população
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A chegada das primeiras doses de CoronaVac a Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A chegada das primeiras doses de CoronaVac a Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

De acordo com balanço divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no Portal da Transparência, até a última quarta-feira, 17, o município já tinha utilizado 6.945 doses das vacinas contra a Covid-19 (Coronavac – Butantan / Astrazeneca – Oxford). Isso não significa que esse seja o número total de pessoas vacinadas, já que também são contabilizados os friburguenses que já receberam a segunda dose do imunizante (1.163) e que, dentro de 12 dias estarão, de fato, imunizados contra a doença. 

Só para ter uma ideia, somente na última segunda-feira, 15, ao todo 354 idosos com 90 anos ou mais foram imunizados no drive thru promovido pela prefeitura no pátio do Detran-RJ. Considerando que a população estimada de Nova Friburgo no ano passado era de 191.158 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 1.163 pessoas que já receberam a segunda dose da vacina correspondem a apenas 0,6% da população friburguense.

Ainda de acordo com os dados disponibilizados no Portal da Transparência, até a última quarta-feira, 17, o município possuía um total de 8.560 vacinas, sendo 6.440 da CoronaVac (Butantan) e outras 2.120 Astrazeneca (Oxford). Portanto, até a última atualização, Nova Friburgo ainda contava com 1.615 doses restantes, que deverão ser utilizadas nos próximos grupos prioritários – que ainda não tiveram as datas divulgadas - e para atender àqueles que irão receber a segunda dose da vacina.

Das 6.945 doses aplicadas em Friburgo, 5.782 correspondem à primeira dose, sendo, destas, 1.003 asilados e idosos e 4.779 profissionais da área da saúde. Do total de 1.163 imunizados com a segunda dose, 226 são idosos asilados e 937 profissionais da área da saúde. Até a última quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde também trabalhava na vacinação em domicílio e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de idosos e acamados a partir dos 90 anos de idade – até agora, 164 foram imunizados.

Cabe ressaltar que os idosos que ainda não se cadastraram - presencialmente, nas unidades básicas de saúde, por telefone ou pela internet, no site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br) -para receber a vacina têm até esta sexta-feira, 19, para realizar o processo, conforme detalha reportagem nesta página.

Do total de 6.945 vacinas utilizadas no município, 2.067 foram aplicadas em profissionais da saúde das principais unidades de saúde (públicas e particulares) do município, sendo 143 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA); 68 na Maternidade; 690 no Hospital Municipal Raul Sertã; 175 no Hospital Serrano; 638 no Hospital Unimed; e outras 353 no Hospital São Lucas.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra