O deputado estadual André Ceciliano (PT) foi reeleito, na última terça-feira, 2, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para o biênio 2021-2022. Com 64 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, dos 69 votos, a chapa única “União Pelo Rio”, liderada por Ceciliano, foi escolhida para continuar conduzindo os trabalhos da casa legislativa.
A votação foi semi-presencial devido à pandemia da Covid-19 e contou com a presença do governador em exercício, Cláudio Castro. Na ocasião, também foram eleitos os outros 12 integrantes da Mesa Diretora da Alerj - quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vogais. A Constituição Estadual prevê a reeleição da Mesa Diretora da Alerj - graças ao artigo 99, II -, bem como o Regimento Interno da Casa, em seu artigo 5°.
Ceciliano exerce a presidência da Alerj desde novembro de 2017, sendo que até fevereiro de 2019 ocupava o cargo de forma interina. Em fevereiro de 2019, foi eleito para o primeiro mandato de dois anos como presidente do parlamento fluminense. Após ser reeleito, o deputado agradeceu aos colegas parlamentares e prometeu ser o presidente de todos. Ele também saudou os sete novos deputados que assumiram o mandato em 2021 ocupando as vagas de deputados que deixaram a Alerj para assumir cargos em prefeituras.
“Todos vocês, apesar das diferenças ideológicas, tiveram liberdade para defender aqui suas ideias e os anseios de seus eleitores, pois seus projetos foram colocados em pauta e votados”, disse. O deputado agradeceu, ainda, a presença de Cláudio Castro á sessão, ressaltando ter sido a primeira vez que um governador acompanhou a votação da Mesa Diretora da Alerj.
Os desafios do parlamento em 2021 já estão na mira do presidente, que inclusive já protocolou, ainda na terça-feira, 2, os primeiros projetos de lei do ano. Entre eles, estão a proposta que cria o auxílio emergencial estadual e o projeto que proíbe a utilização ou alteração dos nomes das estações de transportes públicos pelas concessionárias.
A nova Mesa Diretora
Presidente: André Ceciliano (PT)
1º Vice-presidente: Jair Bittencourt (PP)
2º Vice-presidente: Chico Machado (PSD)
3º Vice-presidente: Franciane Motta (MDB)
4º Vice-presidente: Samuel Malafaia (DEM)
1º Secretário da Mesa: Marcos Muller (SDD)
2º Secretário: Tia Ju (REP)
3º Secretário: Renato Zaca (PRTB)
4º Secretário: Filipe Soares (DEM)
1º vogal: Pedro Brazão (PL)
2º vogal: Dr. Deodalto (DEM)
3º vogal: Valdecy da Saúde (PTC)
4º vogal: Giovani Ratinho (Pros)
Deixe o seu comentário