Depois do vice-prefeito, Sérgio Abreu, o governo Johnny Maycon tem mais um integrante do primeiro escalão diagnosticado com Covid-19: a própria secretária municipal de Saúde, Nicolle Lessa Cipriano. O total de casos confirmados em Nova Friburgo chega a 8.163, desde o início da pandemia.
Segundo confirmou a prefeitura, Nicolle está cumprindo o período de isolamento e os subsecretários de Atenção Hospitalar, Ricardo Fazzoli, e de Vigilância em Saúde, Fabíola Brás Penna, estão coordenando os trabalhos da pasta.
A Secretaria municipal de Saúde informou que nesta segunda-feira, 18, os atendimentos aos pacientes com sintomas de Covid-19 e os ambulatoriais voltaram para os locais onde eram prestados anteriormente, no Hospital Raul Sertã.
Os atendimentos para pacientes com suspeita de Covid-19 serão feitos ao lado da entrada do atendimento de urgência e atendimentos ambulatoriais no prédio anexo.
Segundo a secretária Nicolle, a secretaria reconsiderou a mudança após apelos dos médicos e pacientes, pois na Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, a logística não era a mais adequada. O horário de atendimento ambulatorial continua das 8h às 17h e o atendimento para os pacientes de Covid-19 é feito 24 horas por dia.
As unidades de Estratégia de Saúde da Família estavam sendo usadas para atenderem pacientes com sintomas de Covid-19, mas algumas delas não apresentavam ambientes adequados para esse tipo de atendimento. As triagens também provocaram alteração na rotina dos demais atendimentos realizados nas ESF.
A mudança no serviço de triagem de pacientes no Raul Sertã foi um dos primeiros atos do prefeito Johnny Maycon. “Começamos o processo de mudança da triagem, o município gastava centenas de milhares de reais alugando tendas. Percebemos que havia um fluxo cruzado de pessoas com suspeita de Covid-19 e pacientes não acometidos pela Covid, o que aumenta de forma significativa a probabilidade de contaminação", disse Johnny no último dia 4.
Deixe o seu comentário