A Liga Acadêmica de Saúde Mental (Liasmental), em parceria com a Liga Acadêmica Adulto Idoso (Lilai), promove nesta sexta-feira, 14, o evento “A ser em cena: a arte dramática e a Afasia”. Os dois grupos são formados por alunos do curso de graduação em fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.
O encontro on-line e gratuito ocorre, a partir de 18h, pela plataforma Google Meet, e é destinado a alunos do curso e pessoas interessadas no tema. O objetivo é debater a relação do distúrbio com a dramaturgia. Os interessados devem fazer inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/a-ser-em-cena-a-arte-dramatica-e-a-afasia__935999. Ao final, haverá emissão de certificado para todos os participantes.
O que é afasia?
A afasia é considerada um distúrbio que afeta a habilidade de comunicação alterando a capacidade do indivíduo de se expressar por meio da fala, de compreender aquilo que ouve, de ler e de escrever. Ela ocorre após alguma lesão no cérebro que atinge regiões responsáveis pela comunicação oral e escrita. A causa mais comum é o acidente vascular cerebral (AVC), mas a afasia também pode ser causada por traumas cranioencefálicos, tumores e outras doenças que afetam o cérebro.
Sendo assim, a pessoa com afasia passa a ter dificuldades que não apresentava antes da lesão, como: dificuldade para encontrar palavras ou elaborar frases ao conversar, dificuldade para compreender palavras, frases ou uma conversa, troca de letras ou palavras na leitura e na escrita e dificuldade de compreender o que leu.
Para a reabilitação é de extrema importância que a pessoa acometida continue a se comunicar, não importa de que forma, seja por gestos, expressões faciais, por meio de figuras, usando sua fala e/ou escrita como for possível e que seus familiares e amigos sejam parceiros nesse processo de recuperação das habilidades de comunicação. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para realizar o tratamento de pessoas com afasia visando contribuir para sua recuperação e para que se mantenham presentes e ativos em seu meio social.
Deixe o seu comentário