Nova Friburgo: 152 anos de fundação

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 16 de maio de 2020

Edição de 16 e 17 de maio de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • Nova Friburgo: 152 anos de fundação - O desfile escolar será a parte mais saliente da programação oficial deste 16 de maio, data magna do município. Na programação, alvorada-salva de 21 tiros; colocação de flores nos monumentos das praças públicas; hasteamento das bandeiras; missa em ação de graças em homenagem ao Jubileu de Ouro de Monsenhor Teixeira; mensagem do prefeito Amâncio Azevedo através do serviço de rádio amador; desfile; futebol Friburgo x Cordeiro (com portões abertos); tarde de autógrafos, concerto da Sociedade Musical Campesina Friburguense e charmoso Baile da Musa dos Jogos Florais.
  • Saudação da Ypu - Nos 152 anos do município de Nova Friburgo, a nova direção da Fábrica Ypu envia a sua saudação às autoridades e ao povo, congratulando-se com os friburguenses pelo desenvolvimento da cidade que possui um dos maiores parques industriais do Brasil. A todos, os nosso votos de permanente felicidade neste 16 de maio de 1970.
  • Televisão: canais 4 (Globo) e 2 (Excelsior) em Friburgo dentro de 30 dias - A Prefeitura de Friburgo assinou contrato com a retransmissora interestadual, firma altamente especializada no assunto para a instalação, em um mês, de duas transmissoras, uma para o canal 4 e outra para o canal 2, respectivamente, as TVs Globo e Excelsior. Como já temos oficializada as transmissões da TV Tupi e da TV Rio, sobre as quais o município não poderá causar impedimentos, já que concessionadas, regularmente, passaremos assim a ter quatro canais, servindo ao nosso povo. O prefeito Amâncio de Azevedo optou pelo sistema U.H.F. para as retransmissoras que funcionarão por conta exclusiva da municipalidade, sem qualquer pagamento por parte dos possuidores de aparelhos, embora tenha a atual administração despendido para o novo serviço de 50 milhões de cruzeiros antigos.
  • Rodoviária intermunicipal: a administração Amâncio lavra outro importantíssimo tento - A conceituada firma Engenharia e Construções Quevedo venceu a concorrência para a construção da estação rodoviária intermunicipal, a ser erguida à Rua Alberto Braune, ao lado do edifício sede da prefeitura. Trata-se de uma obra da mais alta significação, pela sua importância e pelo conforto que proporcionará aos que viajam de e para Friburgo. Previsão de 150 dias, a partir da assinatura do contrato, é o prazo previsto para a terminação da grande obra.
  • Lira Conspiradora de Campos - A excelente banda de música campista Lira Conspiradora estará em nossa terra com o intuito de homenagear a Sociedade Musical Campesina Friburguense pelo transcorrer do seu centenário, aproveitando assim o ensejo para realizar um concerto no nosso principal jardim – Praça Presidente Vargas.
  • Malba Tahan - O magnífico professor Melo e Souza – Malba Tahan – autor de vários livros e uma das maiores sumidades em matemática na América Latina, estará em Friburgo no próximo dia 22 para, no Centro de Arte, deleitar o nosso povo com mais uma erudita conferência.
  • Queixas DER - Já que o sonolento DER não toma a menor providência sobre as continuadas queixas que vimos fazendo a respeito do péssimo tratamento oferecido pelas concessionárias do transporte coletivo intermunicipal, vamos apelar para o além, que segundo crença geral não desampara os que sofrem.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Valmir Matuglia e Nydia Yaggi Martins (16); Murilo Cúrio e Elias Abicali (17); Didi Sampaio Azevedo (19); Athayde da Costa Freitas, Roberto Ricardo Coutinho e J. G. de Araújo Jorge (20); Luciola Pereira da Costa, Francisco Alves da Rocha e Walter Araújo (22).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.