Faol diz que transportou 40% menos idosos no primeiro dia após decreto

Comparação foi feita com o último dia útil da semana passada, antes da medida que restringe a circulação entrar em vigor na cidade
quarta-feira, 15 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A VOZ DA SERRA noticiou na edição desta quarta-feira, 15, que fluiu bem o primeiro dia da restrição da gratuidade para idosos nos ônibus de Nova Friburgo, em cumprimento ao decreto municipal 534. Na decisão, o prefeito Renato Bravo consolidou novas medidas para prevenção, controle, redução e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Na manhã desta quarta-feira, 15, o diretor da empresa de ônibus Faol, Paulo Valente, enviou um breve relatório sobre o primeiro dia de operação do novo sistema, que restringe a gratuidade dos idosos em dois horários: das 6h às 9h e das 16h às 20h, todos os dias de semana.

“O número de atendimentos no posto disponibilizado pela Faol em parceria com a operadora de cartões vale-transporte Fricard, ficou abaixo do esperado. Dos 23 idosos que procuraram informações, nenhum queria saber como obter mais viagens por dia. Destes, dez desconheciam o decreto e pediram informações. Outros nove se queixaram que os motoristas não os deixaram seguir viagem depois que o cartão foi bloqueado ao tentarem passá-lo no horário proibido, ou pela terceira vez no dia. Os outros quatro reclamaram que chegariam atrasados no trabalho por conta do decreto, mas quando indagados se não recebiam auxílio transporte de seu empregador, desistiram de registrar reclamação. 

Na loja Riocard, que também emite cartões vale-transporte aceitos nos ônibus urbanos de Friburgo, a frequência foi menor e nenhum pedido de aumento no número de viagens por motivo de tratamento médico foi protocolado. Nos canais de comunicação da concessionária não foram registradas reclamações ou pedidos de informações sobre o decreto. Finalizando, o número de idosos transportados na terça-feira, 14, sofreu uma redução de 40% em comparação com o último dia útil da semana passada, anterior ao decreto.

Higienização nos coletivos

Conforme já noticiado por A VOZ DA SERRA, a Faol reforçou a higienização dos ônibus durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a empresa, todos os coletivos são higienizados a cada viagem, de modo a dar mais segurança aos passageiros e funcionários.

Além disso, a empresa informou que está adotando outras medidas de prevenção, como a troca dos filtros de ar condicionado. De acordo com nota enviada pela empresa, “os 50 ônibus com ar, cujas janelas são fixas, recebem higienização do sistema de climatização frequente e estão operando com sistema de exaustão e renovação de ar a 100% de sua capacidade e em temperatura ambiente”.

A empresa acrescentou que foi duplicada a frequência de manutenção e higienização dos aparelhos de ar condicionado, sendo feita a troca do filtro com maior frequência e a limpeza interna dos ônibus com água e sabão. Os 16 ônibus com ar cujas janelas podem ser abertas, estão operando com o equipamento desligado e janelas abertas. “Todos os ônibus estão sendo submetidos a processos intensificados de limpeza, com uso de produtos apropriados para esterilização de vírus e bactérias. Prevenir é a melhor solução”, finalizou a nota da Faol. 

 

LEIA MAIS

Governo municipal é sentenciado a repassar R$ 95 milhões à empresa, que por sua vez precisa quitar R$ 11 milhões em impostos

No mesmo dia da publicação do decreto que prorrogou quarentena, prefeitura divulgou novo boletim. Já são 89 casos confirmados, um aumento de 15% em apenas três dias

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Idosos | decreto | faol