Inaugurada a Escola Hortz Garlipp, na Fazenda São José

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Edição de 11 e 12 de abril de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • Inauguração da Escola “Hortz Garlipp” – Fazenda São José - Mais um outro modelar estabelecimento de ensino primário que a administração do prefeito Amâncio Azevedo acaba de construir, sem qualquer auxílio ou participação mínima de outro órgão público. Já ultrapassada a previsão de construção por parte da prefeitura, de colégios da zona rural, neste ano, o Executivo Municipal decidiu duplicar a sua estimativa orçamentária destinada à meritória finalidade.
  • Dr. Raphael Jaccoud - No cargo de secretário de Comunicação e Transportes tomou posse o dr. Raphael Jaccoud, uma das grandes expressões da sociedade e da política friburguense. Nosso ilustre conterrâneo é conhecido, competente e acatado engenheiro, tendo deixado na construção civil de nossa terra traços marcantes, através de imponentes edifícios, verdadeiro pioneirismo no setor, assinalador, inclusive, da sua dedicação ao torrão natal. No campo da política partidária, Raphael Jaccoud foi sempre distinguido pela sua retilínea conduta moral, escravo da palavra empenhada, sempre com atuações límpidas e merecedoras de francos louvores até dos seus adversários. Um homem com “H” maiúsculo, para o qual o combinado vale e o respeito pessoal aos direitos do outro é doutrina.
  • Honoris causa - O nosso assíduo colaborador, jornalista Juvenal Marques, foi eleito, por unanimidade de votos, membro “honoris causa” do Instituto Campograndense de Cultura e do Círculo Brasileiro de Trovadores, do Estado da Guanabara. Ex-presidente, durante seis anos consecutivos, da Academia Friburguense de Letras, membro efetivo da Academia Brasileira de Trova, do Rio de Janeiro; e também “honoris causa” das Academias Campista de Letras e Pedralva de Letras e Artes, de Campos, e da Sala de Letras e Artes “Gabriela Mistral”, de Petrópolis, de longa data, como sócio remido, integra o quadro dos veteranos da Associação Brasileira de Imprensa.  
  • Sorteio “Suas notas” voltará reformulado - O secretário de Finanças, dr. Ednilo Soares, informou que o concurso “Suas notas valem notas” foi suspenso por uma decisão de seu antecessor no cargo, sr. Renato Tinoco Faria, que resolveu acatar, “por julgá-la necessária à avaliação de todas as suas implicações no campo da prática”. A medida foi acordada pelo sr. Renato Tinoco Faria, em princípios do ano, antes de deixar a Secretaria de Finanças, para assumir a coordenação geral do Grupo de Planejamento e Orçamento do Estado. À época, o ex-secretário de Finanças considerou importante a suspensão do concurso, para, depois de levantamentos, optar por sua continuação ou reformulação.
  • Peixe servido no restaurante da Fábrica Filó intoxicou quase uma centena de operários. História precisa ser esclarecida - A peixaria fornecedora entregou ao consumo enorme quantidade de pescado sem que os consumidores sofressem qualquer abalo físico. Foi devidamente apurado o que aconteceu com o produto após a entrega ocorrida às 6h e somente consumido por ocasião do almoço? Quando o médico e o dietista da organização fabril examinaram o produto? As indagações estão sendo feitas a este jornal, em sucessivas chamadas telefônicas, o que é natural, dado que existiram muitas vítimas, embora todas elas estejam fora de perigo.
  • No mais bonito edifício da cidade surge a nova sede da Casa de Crédito - Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais – Inaugurado em 24 de abril de 1932, 38 anos servindo as classes produtoras, colaborando com as iniciativas em prol do progresso de Nova Friburgo, o município que conta com o auxílio de um estabelecimento que executa todas as transações bancárias, atendendo ao seu crescente desenvolvimento. No próximo dia 24 de abril acontecerá a abertura festiva da agência de Friburgo, em prédio próprio, do Banco Comércio e Indústria de Minas, na Praça Dom João VI, 26, no coração da cidade.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Dr. César Guinle, Tânia Lugon (11); Yolanda Mecceni de Souza (12); Laura Milheiros de Freitas (13); Laercio Rangel Ventura e, Irma Marreto (14); Luzia Bazzetti de Oliveira (15); Dylma Ventura, Olga Magliano Bastos, Terezinha Rangel de Almeida, Roberto Abicalil, Hilda Thurler de Lima e Waldir Ramalhete Lemos (16); José Brasil Emerick, Elvira Azevedo Gandur.
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.