Fim do recesso

terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Para pensar:
“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.”
Anthony Robbins

Para refletir:
“Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas.”
Augusto Cury

Fim do recesso

Ao fim de um recesso marcado por uma série de acontecimentos para lá de espinhosos, o plenário Jean Bazet retoma hoje, 4, suas atividades, dando início a um ano que promete ser bastante quente para o Legislativo friburguense.

De imediato, claro, há que se observar qual será a postura do colegiado em relação à operação Carona de Duque, as informações que lhe dão sustentação, e seus futuros desdobramentos.

O que andou sendo costurado em reuniões deve ficar bem claro a partir de agora.

Comissões

Em seguida, de acordo com o regimento interno, a Câmara tem até a terceira sessão ordinária para definir as composições de suas comissões permanentes.

A taxa de continuidade tem sido bastante alta ao longo de todos os anos deste mandato, mas ainda assim é sempre interessante observar como ficam os casos mais sensíveis, que sempre funcionam como uma espécie de termômetro para atestar o nível de influência do Executivo dentro do plenário.

Interesses eleitorais

Afinal de contas, estamos num ano eleitoral, e isso - infelizmente - costuma afetar o comportamento de muitos, a partir do que dizem as pesquisas de opinião.

O leitor sabe como é: quem está nas graças do eleitorado costuma ganhar muitos “amigos” e elogios nessa fase do processo.

Já, por outro lado, quem está com uma rejeição alta muitas vezes acaba sendo abandonado por quem pegou carona e foi parceiro em todas as iniciativas ao longo do caminho.

Contas

Em algum momento ao longo da jornada o plenário também terá de se posicionar a respeito das contas da prefeitura relativas ao exercício de 2018, já reprovadas tanto pelo TCE-RJ quanto pelo Ministério Público.

Mais que isso: as perspectivas em relação às contas de 2019 parecem sugerir ações por parte do Legislativo, caso o período de explicações não venha a mudar substancialmente alguns entendimentos preliminares

Sombra

Para encerrar, existe ainda a possibilidade bastante concreta de que ações judiciais/policiais tenham como alvo ao menos um dos parlamentares, embora haja quem aposte em mais de um.

Enfim, mesmo que nada disso venha a se confirmar, é evidente que tal perspectiva por si só já aquece os ânimos, e deixa o ambiente um pouco mais tenso.

Por tudo isso, ainda que torça por um ambiente construtivo e de debates proveitosos, a coluna antevê um ano difícil e desafiador para o Legislativo friburguense.

Bienvenue

Na edição do último fim de semana a coluna trouxe detalhes a respeito do livro Teia Serrana II, que será lançado na próxima sexta-feira, 7, a partir das 18h, na Casa Suíça, em Conquista.

Pois bem, a coluna pode confirmar que o historiador suíço Martin Nicoulin, incentivador da obra e autor de um dos artigos que a integram, é esperado na cidade ao longo desta semana, justamente para tomar parte na cerimônia.

Sempre atual

Ao ter conhecimento da visita, o colega Girlan Guilland solicitou uma agenda com o historiador, a fim de pedir autorização para que seja lançada por aqui uma nova edição de sua icônica obra “A Gênese de Nova Friburgo”, uma vez que já se vão 24 anos desde que o texto em francês foi traduzido para o português.

Conhecer para cuidar

A coluna evidentemente abraça essa campanha, sempre acreditando que a melhor forma de resgatar a autoestima friburguense e o amor pela terra que nos abriga passa por ampliar o conhecimento a respeito de nossa trajetória tão importante, revolucionária e singular.

Que venham novas edições e novos livros!

Doações (1)

E já que enviou mensagem, Girlan aproveitou para também informar que a Associação Comercil de Nova Friburgo (Acianf) uniu forças à arrecadação de donativos para as vítimas das recentes enchentes no Noroeste do Estado do Rio, que vem sendo promovida pela Cáritas Diocesana.

Água, material de limpeza e higiene podem ser entregues à sede da Cáritas, na Rua Pergentino José Saippa, 4, em Duas Pedras, ao lado do Detran.

O mantimentos estão sendo recebidos de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Doações (2)

Já a querida Rosemarie Künzel informa que a comunidade de Baixada de Salinas e do seu entorno também está fazendo coleta de doações para os atingidos pelas chuvas no  Espírito Santo, e no último sábado, 1º, levou, no carro de um dos moradores, os donativos recebidos.

No próximo sábado, 8, também está prevista a entrega de outra remessa de donativos.

Aspas

“A Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves, nossa co-irmã, onde fomos aprender a Pedagogia da Alternância, perdeu todos os livros, documentos, computadores, enfim tem que recomeçar do zero. O Grêmio Estudantil do Ceffa Rei Alberto I está liderando ações de solidariedade.”

Desafio

Já faz tempo que não desafiamos os leitores com alguma imagem de Nova Friburgo, não é verdade?

Para começarmos de forma leve e convidando muitos leitores a participarem, publicamos esta bela imagem clicada por Regina Lo Bianco num dos locais mais conhecidos de nossa cidade.

Respostas na edição de quinta-feira, 6, e atenção: quem errar essa vai ficar de castigo.

Abraço, e boa sorte a todos.

Foto da galeria
Foto: Regina Lo Bianco
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.