A VOZ DA SERRA tem as chaves para abrir a nossa mente!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 08 de janeiro de 2024

            Passadas as emoções da magia das festas de fim de ano, entrar em órbita pode nos trazer consequências desagradáveis, pois, muda-se o ano, mas o cotidiano segue do mesmo jeito que a gente o deixou nos últimos minutos do ano velho. 2024, ano bissexto, tem mais um dia para esquentarmos a cabeça ou refrescarmos a alma. O Dia de Reis, 6 de janeiro, é uma festa que se estende durante o primeiro mês do ano, dando-nos uma sensação natalina, quando as folias rendem homenagem ao nascimento de Jesus. Em Nova Friburgo os eventos acontecerão até os dias 20 e 21 deste mês, sendo que no sábado 20, a partir das 19h e no domingo 21, o dia inteiro, como destacou reportagem na edição do último fim de semana. Nossa cidade tem uma das maiores representações de Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro.

            Ano novo, vida nova, entretanto, além das dívidas de cartões de crédito que foram adquiridas para bancar ceias, churrascos ou viagens, chegam os impostos e os boletos. A charge de Silvério anunciou o IPVA e os proprietários de veículos podem obter as guias de pagamento pelo Portal do IPVA da Sefaz-RJ ou no site do Bradesco. O diesel e o gás de cozinha vão subir e aí já se imagina os demais aumentos que virão.

            Contudo, estamos em festa comemorando os 154 anos da Sociedade Beneficente Campesina Friburguense. Com uma tradição histórica na cidade, a Campesina tem o título de “Primeira banda de música republicana do Brasil” e é reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal. Em 2007, recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Parabéns!

            Em “Esportes”, Vinicius Gastin nos trouxe as boas novas para o Turismo de Aventura. Por suas características para a prática de esportes e atividades radicais,  o Estado do Rio de Janeiro está no topo das preferências dos buscadores de aventuras. Nova Friburgo é possuidora de locais próprios para os aventureiros, tanto que em 1990 foi fundada a Lumiar Aventura em conjunto com a Associação Friburguense de Canoagem. Outra modalidade em nossa cidade é o ciclismo. Aliás, resumindo, Vinicius Gastin fez uma verdadeira maratona em seu noticiário. Vale a pena ler e reler.

            O turismo é um grande fator de desenvolvimento das cidades e o setor hoteleiro acompanha as demandas da modernidade, entrando na era do “turismo pet friendly” criado para facilitar a vida dos viajantes que desejarem levar seus bichinhos de estimação. Os pets já podem fazer as malas também, porque um hotel que ofereça o serviço será avaliado com muito mais estrelas. Nota mil para os hotéis.

            Dois ilustres aniversariantes estão em evidência na coluna “Sociais”. A querida Layse Ventura Coutinho nesta quarta-feira, 9. Ao lado de seu esposo, Gildásio e demais familiares, a data será muito bem festejada. Logo depois, na quinta-feira, 10, o estimado doutor Márcio Ventura Lugon receberá todos os vivas e salves por mais um ciclo de sua grata existência. A esses dois queridos, votos de saúde, alegrias e prosperidade.

            A VOZ DA SERRA trouxe matéria do site (meuvalordigital.com.br) com o título “Faculdades Descartáveis” – “Por que não vale mais a pena certos cursos superiores?” A defesa do tema está fundamentada, entre outros argumentos, que “um diploma muito provavelmente não distinguirá os graduados dos não-graduados”. Mais adiante, a “tese” ressalta que “devido a mudanças do mercado de trabalho, algumas graduações perderam a relevância”. Numa recente pesquisa feita com 1.500 candidatos a emprego, em relação a arrependimentos sobre suas escolhas em cursos universitários, há resultados alarmantes. O jornalismo apresentou o maior índice de arrependidos. Sociólogos, em segundo lugar, lamentam a formação. Letras, Educação, Biologia, Ciências Políticas, Música e assim por diante, são “escolhas equivocadas”. Ainda bem que foram apenas 1.500 entrevistados, uma parcela ínfima da população brasileira. O sociólogo Zygmunt Bauman, se estivesse no plano terreno, diria que a modernidade líquida, de tão líquida, está se evaporando na fervura dos tempos! Papai diria: Cruzes!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.