Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA, mês a mês, é sempre a leitura da vez
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Se o envelhecimento dos brasileiros traz desafios e necessidades, o Caderno Z traz sempre uma novidade e essa é para situar melhor a longevidade: “Nossa idade real é a biológica, não a que está em nossa certidão” Mas como isso pode ser? O geneticista molecular, professor Mariano Zalis, explica: “Há pessoas que têm um relógio biológico mais acelerado, mas a forma como vivemos também ajuda a acertar os ponteiros...”. Sobre os genes, o professor Zalis ressalta: “Genes não são donos do nosso destino. Eles não se controlam por si próprios. Quem controla é o meio ambiente, isto é, a forma como vivemos, tudo o que está a nossa volta, os acontecimentos ao longo da nossa vida”.
E continua: “Não adianta encher o rosto de botox se o corpo está ruim por dentro. A pessoa continuará a envelhecer por mais que tente disfarçar”. Na clareza de suas explicações, há luzes, conforme realça: “Podemos influenciar nossos genes e nos reinventar, mesmo depois dos 60 anos”. E como fazer essa nossa reinvenção? Zalis aconselha: “Tentar levar a vida de uma forma mais positiva... Terapia, ioga, meditação, boa alimentação, exercícios, evitando o estresse... Nossa vida é finita, mas pode ser melhor...”. Em se tratando de melhorar, o brócolis entra em ação. É a “bomba natural” de fibras, vitaminas e minerais, capaz de evitar o crescimento de tumores. O vegetal tem, inclusive, o poder “de causar saciedade”, sendo útil em dietas para emagrecimento, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e melhora o “trânsito intestinal”, liberando as toxinas.
Em “Esportes”, Vinicius Gastin nos trouxe boas novas sobre o lutador friburguense, Victor Dias que está se preparando a luta principal do LFA 192, no próximo dia 13, contra o americano Mark Climaco. O evento acontecerá em Santa Cruz, na Califórnia. O friburguense é detentor de várias vitórias e segue rumo ao sonho de integrar o elenco do UFC. Seu cartel de 15 lutas tem apenas três derrotas.
Confesso que fiquei sem ação quando vi, no jornal, a nota sobre o falecimento da querida Maria do Carmo Bispo dos Santos, a Dona Carmelita, ou tia Carmelita conforme eu a chamava. Pessoa doce, de vida ativa e prendada, sempre marcando presença nos eventos da cidade. Tia do inesquecível trovador Joaquim Carlos, por quem a conheci. Quase completando o centenário de vida, deixa-nos uma imensa saudade e um legado de lembranças por sua existência plena de amor e generosidade.
A concessionária Águas de Nova Friburgo é finalista do prêmio GRI Infra Awards que reconhece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável no Brasil “destacando excelência, inovação e impacto social e ambiental positivo”. A concessionária concorre com o projeto “Lodo de Valor”, implantado na empresa em julho de 2021. O objetivo do projeto é dar um caminho sustentável para o lodo nas estações de tratamento. Parabéns, Águas de Nova Friburgo, sempre atenta ao bem comum.
Enquanto, a cada minuto, o TSE recebe uma denúncia de propaganda irregular na campanha eleitoral, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, homenageia policiais pela apreensão de 500 fuzis. O bônus, instituído por decreto em agosto de 2023, destina-se a cada policial, seja ele militar ou civil, em serviço ou de folga, pela apreensão de armas em poder da criminalidade. Falando em lei, as empresas que contratarem serviços de profissionais com motos irregulares terão que pagar multa no valor de R$ 4.537. Tal determinação é resultado da nova lei 10.490/24, sancionada pelo governador Claudio Castro, publicada no Diário Oficial do Executivo, na última sexta-feira, 30 de agosto. As plataformas de entrega também estão sujeitas aos ditames da nova lei.
“Nova Onda de Calor” – eis que a charge de Silvério é o retrato da decepção de quem vem a Nova Friburgo para curtir o frio. É mesmo pegar a trouxa e baixar noutro terreiro. Tirando o fatídico frio da segunda-feira, 26 de agosto, o inverno está batendo de frente com as frentes quentes. E os dados atualizados do IBGE confirmam: Nova Friburgo tem 203.328 habitantes. Que beleza! Mais pessoas amando e cuidando da cidade!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário