A VOZ DA SERRA é uma questão de bom senso!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Quando pensamos que o tempo vai firmar, vem chuva no alto da serra e a temperatura cai. Tem dado até para puxar aquela manta macia durante a madrugada. Mas, o Caderno Z está tão otimista que se, ao contrário, chover canivete, a gente pega um cesto de laranjas e começa a descascar, porque, nesse tempo chuvoso, vitamina C vale mais do que protetor solar. “Vem Verão, vem!” - Esse é o apelo! Na linha de chegada, os friburguenses verão se o bronzeado vai ficar apenas na saudade. Há quem sinta falta do horário de verão. De minha parte, quando ele começa é um transtorno; quando acaba, me dá pena. Na incerteza climática, é bom preparar o corpo para os dias quentes: muito líquido, alimentação leve e cautela em dobro com as viroses.

Nossa cidade tem tudo em termos de atrações. É uma região cercada pela Mata Atlântica, com belas montanhas, rios, cachoeiras com opções de lazer e prática de esportes. Para muita gente é o sonhado período de férias e não há como fugir de um bom planejamento. O destino turístico, as passagens, hospedagens, reserva de carro, seguro de viagem e uma boa previsão financeira para os gastos. Lembrando que nesta época, os custos são bem maiores devido às demandas. Pensar em passeios e férias tem sido algo tão fora do meu mundo que se alguém perguntar para onde eu quero ir, honestamente, vou dizer: só quero passar umas horas na varanda do meu terraço.

“Eu já escuto os teus sinais” – assim Wanderson Nogueira nos convoca para o renovar das esperanças de um novo tempo. “Adeus, estações sombrias! Adeus, cara fechada, tomada por ódio. Adeus a esse rancor amargurado que traveste hipocrisia. O amor venceu e seu pódio convoca a diversidade de ser feliz...”. Sim, é o que se quer... “Fé na vida, nas horas dos dias. Fé no outro e na própria ingenuidade...” Que lindeza! “Você vem ver? Pois eu já escuto os teus sinais.”. (Deixe o julgamento para os juízes...)

Enquanto a Copa do Mundo perdeu a graça para muita gente, depois que o Brasil perdeu, em Nova Friburgo foi a vez do Campeonato Estudantil de Basquete conhecer seus vencedores. O Sucesso do evento teve pódio para muitos campeões, inclusive para os organizadores da competição, Calebe Ambrósio e Diogo Charanga. E a animação continua para 2023 que já tem até calendário para os eventos. Parabéns a todos!

Não foi um campeonato, mas, apenas uma pesquisa que deu aos nomes “Helena e Miguel”, o título de os mais escolhidos pelos pais para o registro de seus pimpolhos. Nomes também como Arthur, Gael, Théo, Heitor, Ravi, Davi, Bernardo, Noah e Gabriel despontaram nas escolhas. Para as meninas, além de Helena, foram muito registradas: Laura, Maria Alice, Sophia, Manuela, Maitê, Liz, Cecília e Isabella. Outro destaque foi para o nome “Rebeca”, seguido por Diana. Quem tiver dúvidas, já pode escolher aqui!

Às vésperas dos seus 160 anos, a Banda Euterpe Friburguense, nossa Real Banda, está cada vez mais jovem, participando da programação natalina da cidade. Com tantas novidades, durante o concerto de Natal, a Euterpe apresentou Miguel Viana Muzy, de 9 anos de idade, que estreou como solista na percussão do arranjo da composição “Bolero de Noel”, baseada no clássico “Bolero de Ravel”. Que lindo!!!

Quer coisa mais linda do que a coluna “Sociais”?  Mária Ventura completando 60 anos, parecendo ter 40. O casal José Carlos dos Santos e Nilva Ieke dos Santos celebrando Bodas de Diamante, na flor da idade matrimonial. Que bonitos! E mais: meus queridos Ronald e Isa na celebração de Bodas de Ouro. Um brinde a todos!

A charge de Silvério é o retrato de Nova Friburgo. Nem Papai Noel vai escapar das loucuras do trânsito caótico na cidade, o que pode atrasar o presente de muita gente. Contudo, que ninguém perca a oportunidade de fazer suas compras de fim de ano.

A VOZ DA SERRA trouxe dicas de como usar a segunda parcela do 13º salário. É certo que muitos vão preferir pagar suas contas ou cobrir o cheque especial. De qualquer forma, dinheiro na mão não pode ser vendaval; quando muito, uma brisa refrescante!...

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.