A VOZ DA SERRA é um guia para o nosso bem-estar!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Mais um “Novembro Azul” e o Caderno Z está atento aos cuidados com a saúde  masculina, dando ênfase ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. Na edição do último fim de semana nosso suplemento semanal informou que o Ministério da Saúde tem atuado de forma intensa, em campanhas de incentivo aos cuidados, difundindo a importância da prevenção da doença. A criação do Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003 e no Brasil a campanha ganhou vida a partir de 2008 e, cada vez mais, alerta sobre a prevenção.

Ana Borges entrevistou o médico urologista, doutor Franklin Vieira de Almeida que nos deu um conhecimento mais amplo sobre a doença da próstata e destacou: “De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, todo homem, a partir dos 45 anos de idade, deverá realizar, anualmente, exames preventivos que constituem em, no mínimo, toque retal e verificação da dosagem do PSA...”. A notícia animadora é que “o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, daí a necessidade de acompanhamento, pelo menos, anual.

A Sociedade Brasileira de Urologia, em setembro, realizou a 5ª edição da campanha  #Vem Pro Uro, com o objetivo de realçar a necessidade de os meninos irem ao médico. A mesma preocupação com as meninas deve ser dada aos garotos para um atendimento preventivo. Com esses cuidados, certamente, vamos ter gerações mais saudáveis e, quem sabe, com menores índices de doenças sexualmente transmissíveis.

O SUS, em âmbito nacional, oferece vários serviços para o tratamento das doenças de próstata. A Prefeitura de Nova Friburgo possui atendimento urológico na rede básica de saúde, bem como no Hospital Raul Sertã, onde, inclusive, são realizados atendimentos de urgência. A próstata, essa questão preocupante, “é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha”. Tão pequena e tão perigosa. Com a mesma importância, o câncer do colo de útero requer prevenção, embora o Brasil tenha grandes chances de erradicá-lo, já que o seu controle foi designado como prioridade no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis de 2021 a 2030.

Por ser a saúde o nosso bem primordial, a exemplo de cuidados, o Enem 2022 mantém este ano as medidas de prevenção à Covid-19. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova, com distanciamento entre os candidatos nas salas onde a prova for realizada. A Fiocruz verificou aumento recente de casos da Covid-19 nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em “Há 50 anos” – “Tudo pronto para as Eleições de 1972” – 32 mil esperados nas urnas e o ambiente eleitoral fluía bem: “Muita propaganda, comícios, conversas de pé de ouvido, subidas e descidas pela cidade. Era a democracia querendo práticas e expansões reais; a ansiedade natural do eleitorado imbuído de civismo, de amor ao torrão natal, de desejos de que a sua comunidade fosse governada pelo administrador de sua preferência...”.

Quero mandar um abraço especial para o nosso amigo Licínio da Silva, destaque em “Sociais”. Querido por todos nós, Licínio festejou seus 90 anos na última quarta-feira, 9. Um abraço também para o senhor Antônio Fukuoka que somou 86 anos na terça-feira, 6. São pessoas gentis que sempre agregam valor onde quer que estejam. Parabéns e muita saúde aos dois! Festejemos o Dia Mundial da Gentileza, 13 de novembro. O Cão Sentado, na charge de Silvério, foi o arauto de José Datrino, o Profeta Gentileza, porque “Gentileza gera Gentileza”! Parabéns, Chris Coelho, pela bela matéria! Bom saber que a gentileza gera dopamina e isso é bom para a saúde!

E a Copa 2022 esbarrando no Natal? É algo totalmente novo, o fato de vivermos o campeonato mundial de futebol em pleno fim de ano. As pesquisas indicam que o evento movimentará em torno de R$ 422 milhões no Estado do Rio de Janeiro. O Espaço Arp já está a caráter. A lojas se animam no verde e amarelo. E uma coisa é certa: para a Copa no Catar é bom catar as moedinhas para comprar as cervejinhas! 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.