A VOZ DA SERRA é um convite para as boas leituras!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O Caderno Z sempre nos surpreende com suas pesquisas para nos trazer bons temas. Além de ser o Dia da Bandeira, no último 19 de novembro celebrou-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que é comemorada em 144 países, desde 2014. O assunto não é tão moderno assim, pois esse modo de empreender feminino começou por volta de 1970, embora no Brasil os primeiros sinais concretos de que algo estava mudando, consideravelmente, começaram a chegar nos anos 1990. Não era comum que as mulheres deixassem seus empregos fixos para se aventurarem em investimentos.

O empreendedorismo tem levado mulheres a se projetarem não só em seus negócios, mas, acima de tudo, investindo em conhecimentos dentro das mais variadas áreas, inclusive, acadêmicas. Fernanda Oliveira quebrou seu casulo, em 2017, quando percebeu que sua vida tinha se resumido “à sua vida de casada, sem amigos, sem vida própria ou atividades fora do cotidiano de esposa e mãe.”. Essa quebra de casulo levou Fernanda a criar o projeto “Mulheres de Sucesso de Nova Friburgo”. Com sua sócia Fabiola Kunigami, o projeto tem hoje uma rede de 70 mulheres empreendedoras.

Juliana Paixão, empresária, fundadora da “Dorotéia Costura Afetiva”, entre outros desafios, deixou emprego bancário fixo para viver “100%” de seu sonho empreendedor e ainda poder ficar mais perto da família e do seu lar. Ana Borges entrevistou Lhaís Hadassa, analista e gestora regional do Sebrae, que destaca: “O Sebrae oferece orientações empresariais para aqueles que desejam empreender e muitas vezes não sabem por onde começar...”. E realça: “Empreender é uma jornada um tanto solitária e o Sebrae está aqui para ser esse companheiro do empreendedorismo.”.

Buscar a realização pessoal é mister do ser humano e empreender no sentido de conquistar algo melhor é um desafio a ser experimentado. Wanderson Nogueira vai fundo na questão: “Ser feliz não é sobrenatural, ainda que nos façam acreditar que felicidade seja muito. Felicidade é o mínimo que todos deveriam ter. Liberdade não se freia, se respeita. Prazeres não se esgotam em si mesmos. A paixão é o melhor modo de se vestir de intenso...”. E como eu gosto de dizer, “Palavreando” basta para incentivar!

Em “Sociais”, só ilustres aniversariando. Com idade nova, o DJ Saulo Emerick celebrou com amigos e familiares, na sexta-feira, 24, seu aniversário. Ele que tem sido o dono das festas, merecidamente, foi festejado. Nossa diretora, Adriana Ventura, do dia 27, querida por todos nós, é um exemplo de mulher empreendedora, mantendo a nossa Voz no topo da credibilidade da informação em Nova Friburgo e região. Tia Carmelita Bispo, no primor de seus 95 anos, não perde a magia da força exemplar. Nesta quarta, 29, os holofotes da felicidade brindarão a sua existência. Parabéns, aos aniversariantes!

A temperatura que mudou da brasa para o gelo neste fim de semana pode ter dado uma refrescada nas dependências do Hospital Raul Sertã. Contudo, o calor vai voltar, porque o verão ainda nem começou. Vinicius Gastin, o arauto das boas novas do esporte, nos trouxe a grata informação de que o botonista do Friburguense, Campito, venceu o 3º Open de Pastilha do Botafogo, no último dia 18. O futebol de mesa me lembra infância, pois meu irmão era um craque invencível. Outra notícia promissora é a de que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em 2014, começará a estudar “correções” na reforma aprovada em 2019. Um dos pontos críticos será repensar se é justo que a pensão por morte seja reduzida a 60% do valor da renda da pessoa falecida.

Que tal conhecer os 800 quilômetros até o ponto culminante da rota de peregrinação do Caminho de Santiago? É o que nos propõe a escritora Lúcia Helena Alves em seu livro “Nossos Passos No Caminho de Santiago de Compostela”, que será lançado na próxima quinta, 30, a partir das 16h, na Padaria Dona Emília, na Avenida Alberto Braune, 87. O livro é um convite aos meandros da peregrinação, pois como diz a autora: “O caminho somos nós. A força está dentro de cada um...”. Vamos vivenciar!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.