A VOZ DA SERRA é sempre aquela Voz que cruza as fronteiras

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 15 de abril de 2025

O Caderno Z trouxe à pauta da viagem literária um tema bem atual que tem tirado o sono de muita gente, ou seja – “O medo de ser demitido”. Nada mais impactante em tempos de tantas inseguranças para somar ainda mais incertezas na vida dos trabalhadores. “Foglo” é o nome que está sendo dado a esse medo, por ser a sigla de “Fear of Getting Laid Off” que em português significa  “o medo de enfrentar a demissão”.

É uma sensação que desnorteia imaginar quem será o “próximo da lista” dentro de uma empresa. A decepção alheia reflete nos companheiros e comprova que ninguém está seguro, por mais que seja um excelente funcionário. Para manter a mente em bom estado de equilíbrio, o “Z” dispôs uma lista de dicas, entre as quais, manter o currículo e Linkedin atualizados e, principalmente, “estar aberto para mudança de segmento, área ou nível, já que uma linha ascendente de carreira não é o único caminho”.

Em meio a essa instabilidade, o contrário também acontece, pois as pesquisas indicam que há brasileiros “pedindo de demissão”. Houve em 2024, recorde de pedidos de desligamento de empregos e são atitudes, em grande parte, de jovens com anseios de mudar de carreira ou empreender novos sonhos. Contudo, o que se lamenta, segundo pesquisa, é a perda de talentos nas empresas por falta de oportunidade de crescimento para determinados colaboradores. De qualquer forma, a esperança existe e resiste aos trancos. O “recado do Universo” é promissor.  “Com o fim de Mercúrio retrógrado acabou a fase de atrasos, revisões e mal-entendidos”. Há sempre luz e o período é bom para “assinar contratos, apresentar projetos e ideias, promover conversas, tomar decisões, atualizar documentos e destravar burocracias”. Como bem se vê, tudo converge para boas oportunidades. “Sinal verde dos astros para agir!” - Valeu, Caderno Z!

A viagem literária continua cuidando do bem-estar e Ana Borges trouxe uma verdadeira maratona de aconselhamentos para proteger o cérebro das doenças neurodegenerativas. A prática da musculação com exercícios de força é valiosa para indivíduos na terceira idade. Se antes, a hidroginástica e a dança eram indicadas para os 60+, devido ao equívoco “da fragilidade” dos idosos, agora é preciso e tornou-se capaz de se pegar “mais pesado” com esse grupo. O alerta é também para os “mais de 30”. Postura inadequada, insônia e dor” estão na pauta dos cuidados com o corpo. A matéria abrange desde as características das dores por movimentos repetitivos até a falta de suporte das empresas para atentarem sobre o que pode ser proporcionado aos colaboradores para minimizar tais inconvenientes. Para os gestores de espaços empresariais, é importante criar condições que favorecem o conforto, o bem-estar e a conexão genuína, construindo mais do que um espaço funcional...”.

Em “Esportes”, Vinicius Gastin anuncia: “Olimpíadas de 2028 terão, pela primeira vez, predomínio de participação feminina”. Isso era mais do que esperado, pois as mulheres, há muito, estão conquistando seus espaços. Não é questão de competir com os homens. É questão de busca, de abrir caminhos para todas as áreas onde queiramos atuar. Já foi o tempo em que uma motorista de ônibus causava impacto.

E falando em poderosas, um grande abraço para Regina Schlupp pelo seu aniversário na próxima quinta-feira, 17. Bonita, inteligente, carismática, participativa na vida friburguense, um deslumbre onde quer que esteja. Isso sem contar seu brilhantismo no inesquecível Colégio Cêfel. Segue o abraço das “surpresas de viagem” desta colunista que sempre se encanta com sua maravilhosa presença nas páginas de A VOZ DA SERRA. E o “Domingo de Ramos” abriu a Semana Santa, em Nova Friburgo. A programação religiosa é, em especial, um convite ao tempo de reflexão sobre a passagem de Jesus no mundo terreno, deixando a mais linda mensagem de amor. Da Ressurreição, renovam-se as esperanças e a Páscoa permaneça no coração da humanidade cristã. Cessem os conflitos! Reine a Paz! A verdadeira “Paz de Cristo!”

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.