A VOZ DA SERRA é o arauto das boas novas de 2023!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 02 de janeiro de 2023

A Retrospectiva 2022 do JORNAL A VOZ DA SERRA é a plataforma de embarque para as Surpresas de Viagem. Embarcar nessa aventura literária com passaporte para 2023 é o desafio do roteiro. Em janeiro passado, a Câmara Municipal elaborava legislação para proibir barulho causado por moto com escapamento aberto. E o problema continua até hoje. Em fevereiro, Nova Friburgo fazia campanha para ajudar os desabrigados da tempestade que devastou Petrópolis. A edição de 12.03 dava destaque aos líderes mundiais que conclamavam os fiéis para que orassem pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia; situação que persiste. Em abril, o coelhinho da Páscoa estava na mira do Procon por conta das variações de preços dos ovos e caixas de bombons, de 30% no comércio friburguense. No mês de maio, muitos festejos: carnaval fora de época, aniversário de Nova Friburgo e o grande realce para Adriana Ventura, única mulher a receber a Medalha do Mérito Industrial. Que linda!

Bom lembrar que em junho passado, os policiais do 11º BPM começaram a usar câmeras acopladas às fardas, “para mais transparência nas ações dos agentes”. Na primeira edição de julho, o leite disparava, surpreendendo os consumidores, a R$ 7 o litro. Quem chorou pelo leite derramado, agora há promoção de até R$ 3,99. Bora fazer estoque. Agosto, mês do bom gosto, anunciava, para setembro, a abertura da Fevest, a maior feira de lingerie do Brasil. Em setembro, o dia 7 foi festejado com o desfile cívico-militar, marcando os 200 anos da Independência do Brasil. O turismo voltava a crescer com ocupação dos hotéis de 85% no período de inverno.

No mês 10, os destaques foram as Eleições 2022, na disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro. Em novembro, a edição do dia 1º, marcou a vitória de Lula no 2º turno, eleito presidente do Brasil. Muita festa também pela abertura da Copa do Mundo, sonho frustrado rumo ao “hexa”. Dezembro trouxe o “xeque-mate” da Croácia, que mandou a seleção canarinho de volta ao Brasil. Mas, o “Encanto de Natal”, deixando a cidade linda, foi a salvação da lavoura. Falando nisso, a Câmara Municipal devolveu mais de 6 mil aos cofres da prefeitura e parte da quantia será destinada a ajudar lavradores que perderam plantações com as tempestades da época. Elogios para as capas de edições do Caderno Z e mais 12 charges de Silvério. Tudo lindo!

Contudo, daqui em diante, interessa-nos também conhecer o Ano Novo. Wanderson Nogueira nos deu um spoiler, aquele algo que nos será revelado. Mas tenhamos cuidado, pois, “a busca ilumina, mas não pode ser luminosa demais ao ponto de cegar...” e tudo isso para “você conhecer a pessoa da sua vida”. Sim, essa pessoa está nos esperando, no último parágrafo do Observatório: ou seja, vamos conhecer o nosso eu, o “você” em cada um de nós. Meu horóscopo diz que o libriano vai se conhecer melhor e se tornar uma pessoa mais profunda e consciente de si. Para capricórnio, os aniversariantes Henrique Amorim e Carlos Rapiso, a previsão se antecipou, porque ambos são desapegados, vivem com plenitude e são referência nos relacionamentos, na vida doméstica e profissional. E o seu horóscopo, o que diz para você neste ano?

Falando em referência, o Rei Pelé passou por aqui integrando a seleção de 1962. Juca Berbert, meu primo, fez relatos importantes em conversa com Vinicius Gastin. Era uma época mais livre e “os jogadores se integravam à comunidade sendo que as pessoas podiam conversar com eles... e até namorar”. Que maravilha! Integração com o povo, a comunidade é o desejo do novo presidente da Câmara Municipal, Max Bill. Sucesso!

Na charge Silvério, O Cão Sentado traz 2023 no bico da cegonha – a metáfora, a criança de olhos atentos, que espera receber de nós os cuidados de um recém-nascido. A psicóloga, Cinthia Lima Ramos, em conversa com Christiane Coelho, realça: “Seja perseverante, mantenha a constância. A vida exige de nós um posicionamento. Só vencemos as guerras, quando passamos pelo treinamento...”. Feliz 2023 para todos nós! 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.