A VOZ DA SERRA é a estação do calor humano!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

            Finalmente, a primavera chegou e nos cabe deixar um afetuoso “au revoir” para o inverno que fez poucas e boas ganhando destaque na edição do jornal no último fim de semana. Os casacos e os cobertores voltam às prateleiras mais altas dos armários e as lojas especializadas em sorvetes reforçam o atendimento, pois, é uma primavera com cara de verão. Antigamente, falava-se apenas em flores e temperaturas amenas. Ao contrário desse marasmo antigo, os meteorologistas fazem previsão de temperaturas acima da média para a época primaveril. Chuvas torrenciais para algumas regiões e outras, com seca em excesso. Várias cidades já estão vivendo ondas de calor intensas no Brasil, o que prejudica a nossa saúde. O alerta é para um calor assustador e muito prejudicial para diversos setores importantes para a economia do país. Como exemplo, pode haver uma queda de 20% no setor de gado leiteiro, reduzindo sua produção pelo estresse térmico.

            Muito prazer, senhor artista, André Bringuenti! Ana Borges nos fez a gentileza de trazê-lo ao Caderno Z e exibir sua maravilhosa arte. Seu estilo “bringuentino” da “desconstrução” constrói um visual expressivo, entre cores, traços e sofisticação, dentro da maior clareza e simplicidade, pois, o sofisticado e o simples se dão muito bem na sua obra. Sob a sua paleta, onde o pincel ganha liberdade, postes e muros ganham alma e, nós, os apreciadores, ganhamos o deleite de contemplar a sua criação. A sua “inquietação” é o sossego do nosso olhar. Desde já, a minha admiração pela sua força ante as suas perdas e dores. Sabemos que não há dor que não traga algo novo e o seu encantamento por Nova Friburgo nos orgulha. Parabéns!

            Wanderson Nogueira, o trovador das ideias, viaja na filosofia: “Tempo de colher. Tempo de despertar. Se tenho medo? Perguntam-me. Tenho medo, mas não tenho escolha – respondo a mim mesmo. E você? Aberto, livre, disposto. Seja arranha-céu. Abandono aos penduricalhos e nos braços priorize buquês de flores. A estação vindoura espalha vivacidade e não pede continência. Harmonia. Prazer em ser. Que honra é viver.” . Que beleza!

            O Cão Sentado, na charge de Silvério, veio vestido a caráter para brindar a nova estação. Somos a maior produtora de flores de corte do Estado do Rio de Janeiro e temos a  segunda colocação em âmbito nacional. Com o intuito de fortalecer a produção de flores na região fluminense, o Programa Florescer, desenvolvido pela Secretaria estadual de Agricultura que disponibiliza uma linha de crédito de até R$ 100 mil, com juros de 2% ao ano, por produtor, objetivando facilitar e alavancar a produção estadual. Os interessados podem procurar os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo e-mail: agroprofundo.rio@gmail.com.

            Em “Há 50 Anos”, na edição de 22 e 23 de setembro de 1973, a coluna deu destaque para o 2º Mini-Festival da Canção, promovido pelo Colégio Estadual de Nova Friburgo. A canção vencedora, de autoria de Gilse Ventura Coutinho, da turma 801, ela, então, com 14 anos de idade. À época, a notícia foi acompanhada de um elogio ao educandário: “O colégio vem, há muito tempo, firmando uma posição de incentivo e estímulo às artes e às ciências.”. Cinquenta anos depois, o Colégio Estadual de Nova Friburgo se fez representar pelos seus ex-alunos que seguiram os acordes de sua majestosa Banda Marcial, no “mar azul” que despontou na Avenida Alberto Braune, na parada de Sete de Setembro, neste 2023.  A VOZ DA SERRA é assim - faz o intercâmbio – passado e presente com vistas para o futuro!

            Os queridos Roosevelt Carvalho Cordeiro e Adinéia, festejando 55 anos de casamento na próxima quinta-feira, 28, foram destaques em “Sociais”. Casal simpático, exemplo de uma união perfeita. Parabéns! Já a lindinha Olívia Panisset da Conceição, a princesinha do casal,  Thalles e Thais, festejou 1 aninho na última sexta-feira, 22. Votos de muitas alegrias para os familiares também.

            A Semana Nacional do Trânsito ganhou destaque na reportagem especial de Christiane Coelho, que nos trouxe um dado alarmante, pois, em Nova Friburgo, o “número de acidentes este ano já superou o total registrado em 2022”. Entre as ações de prevenção, a Operação Lei Seca promoveu campanhas educativas em diversas áreas do Estado do Rio, inclusive, em nossa Região Serrana, chamando atenção para o uso de “tolerância zero”  para quem for apanhado no bafômetro. 

            “Heródoto: o homem que sonhou Nova Friburgo” é o título da exposição no Cadima Shopping, em homenagem ao inesquecível doutor Heródoto, engenheiro e empresário, que foi prefeito de Nova Friburgo, por quatro vezes e agora tem seu nome no hall de eventos do Cadima. Dinâmico, envolvente em suas ideias, dono de um conhecimento amplo em administração, destemido e sonhador. Onde alguém via dificuldades, Heródoto enxergava uma possibilidade de desenvolvimento. Parabéns, Cadima! O legado de Heródoto está eternizado, merecidamente.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.