A VOZ DA SERRA é completo: informação, cultura e lazer

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

O calendário não poderia deixar de ter um dia especial, dedicado ao Dia do Jardineiro, 15 de dezembro. E o Caderno Z, atento ao que se passa ao redor das comemorações, não deixaria a data passar em brancas nuvens. De minha parte, louvo as mãos fervorosas desses profissionais que se dedicam a cuidar dos jardins alheios como se fossem os seus. Estendo essa homenagem também ao meu jardineiro, o Carlão, que cuida de nossa propriedade há mais de 40 anos, com capricho e boa vontade para que o “Jardim da Lis” faça sucesso nas minhas postagens do Facebook.

Cabe cantar O Cio da Terra – “trabalhar a terra, conhecer os desejos da terra...”. Conhecer também os desejos das plantas, pois já me aconteceu de observar uma planta “caidinha” em determinado local e, entendendo o seu recado, trocá-la de lugar e, em pouco tempo, vê-la feliz e revigorada. Mais do que uma ocupação, a jardinagem tem sido fonte de estudos sobre a sua importância na saúde física e mental dos humanos, como “redução do estresse, isolamento, depressão, promovendo o fortalecimento do sistema imunológico”. Os cientistas descobriram que a “jardinagem é um antidepressivo natural que pode ter um poderoso efeito de redefinição em nossas mentes e corpos”.

Um pouco mais complexa e abrangente é a arte do paisagismo que vai além da jardinagem. “É uma técnica que se concentra na concepção e criação de áreas verdes, bem elaboradas, em espaços públicos e privados, e envolve uma série de aspectos que vão além da simples escolha das plantas e flores. Requer uma análise do terreno, a escolha dos elementos decorativos com espaços para lazer e convivências...”.

Mas, que tal um “banho de floresta, um shinrin yoku”? A terapia surgiu no Japão, quando o governo japonês percebeu a necessidade de conectar as pessoas com um banho da natureza, com o objetivo de reduzir os níveis de ansiedade, depressão e estresse. Em Nova Friburgo nem é necessário se ausentar do contexto urbano. Aliás, muita gente já faz isso sem que tenha pensado em “banho de floresta”. Não sendo possível se afastar para um banho de imersão total junto aos “efeitos dos óleos essenciais e dos odores emitidos pelas árvores, não desanime, porque até um “banho de quintal” pode fazer maravilhas para o seu astral.

Faltando poucos dias para o término da primavera, em coisa alguma nos surpreende a chegada o verão, já que estudos apontam o ano de 2024 como o “mais quente da história”, superando o de 2023. O último relatório do Observatório Copernicus “mostra que estamos cada vez mais em um caminho rumo ao caos climático”.  Aqui para nós, bichos da serra, as altas temperaturas têm sido um verdadeiro sufoco. Os extremos e as discrepâncias do clima afetam também as chuvas, e as águas que não rolam ativam a proliferação do Aedes aegypti. O Cão Sentado, na charge de Silvério, recepciona Papai Noel com um alerta para o cuidado com a água parada.

O Disque Idoso, no primeiro mês de funcionamento, já promoveu mais de mil atendimentos. As principais queixas são sobre denúncias de violência, conflitos com vizinhos e dúvidas sobre direitos da pessoa idosa. O governador Claudio Castro está confiante no canal que visa garantir os direitos dos 60 + “de modo multidisciplinar e humanizado”. É boa a ideia do canal, embora seja triste saber que isso seja necessário para proteger o idoso, quando essa proteção deveria ser mais do que natural e voluntária.

Justamente, nesta terça-feira, 17, festejamos o aniversário da querida Mária Ventura, a moça bonita que tem um lindo nome. Colega de trabalho no setor administrativo financeiro do jornal, querida por todos, Mária é a personificação da simpatia e das gentilezas. Parabéns e votos de muita saúde e felicidades.

Atenção, botafoguenses e simpatizantes do “Fogão”: a carreata do Botafogo foi adiada para o próximo domingo, 22. Concentração às 10h na Via Expressa; saída às 11h para percorrer ruas da cidade. Em seguida, confraternização em uma choperia na Praça do Suspiro. Vai ter promoção de cerveja para quem estiver com a camisa do Glorioso! Oh, Glória!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.