Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é como o amor, sempre no ar e atento!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
“O amor está no ar”! Assim o mês de junho espalha o elixir dos enamorados, essa substância mágica e restauradora que faz brotar o riso na alma. O Caderno Z não deixaria a data passar em brancas nuvens e nos trouxe depoimentos que são verdadeiros estimulantes para o florescimento amoroso. Basta dizer que a emoção começa com versos de Vinícius de Moraes: “De tudo, ao meu amor serei atento / Antes e com tal zelo e sempre e tanto / que mesmo em face do maior encanto/ dele se encante mais meu pensamento...”.
Na relação de Renata Lobo e Marcela Souza, a gente sente esse amor saindo pelos poros do cotidiano e mais ainda, suas famílias se uniram tanto “e com tal zelo”, que ambas recebem o mesmo grau de parentesco de um lado e de outro. Que bonito esse acolhimento familiar, conjugando o verbo amor em todos os tempos!
Para Vania Lucia e Marco Macedo, o amor surgiu depois de “décadas de amizade” entre os dois. Adriana Oliveira conversou com eles, que “toparam a brincadeira de responder às perguntas”, sem que um soubesse a resposta do outro. E deu certinho, porque o casal está na sintonia do amor que veio, inclusive, “na pandemia”. Na pergunta: “Se tivessem a chance de voltar no tempo, o que fariam diferente?” – Marco não titubeou: “Eu iria propor iniciar este relacionamento 30 anos atrás”. Vania, que nada mudaria: “Absolutamente nada. A vida se encarregou de ser perfeita”. E para deixar o “Z” no mesmo clima, com Wanderson Nogueira mais romantismo sobre os amores que “são para serem admirados, respeitados, difundidos, consagrados, compartilhados para além dos livros, poemas e canções...”. O amor é tudo mesmo!
Enquanto o amor romântico atravessa as fronteiras das coisas impossíveis, ainda há comportamentos que precisam ser combatidos e aniquilados do meio humano. Pode soar contraditório, mas 12 de junho, além dos namorados, é também o Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Em Nova Friburgo, na última sexta-feira, 11, várias instituições que cuidam dos direitos da criança e do adolescente promoveram um ato de alerta sobre a exploração indevida do trabalho infantil. A campanha tem o tema – “Tia, compra uma bala?”, chamando atenção para o fato de que ao se comprar a bala, a exploração ganha força e cabe a todos nós auxiliar no combate, denunciando a irregularidade.
Até a próxima quinta-feira, 17, a Acianf promove a Semana do Turismo. O evento acontece no formato online e abrange o público do setor turístico, mas a comunidade em geral é muito bem-vinda. Já o Sebrae Rio promove a “Maratona de vendas, também online, até a sexta-feira, 18, sempre a partir das 17h. A pandemia trouxe muitas modalidades virtuais para a reinvenção do convívio à distância e as compras online são a vantagem de o consumidor comprar sem sair de casa.
A coluna “Sociais” do último fim de semana veio recheada de ilustres. Nasser Ramadan Coutinho está nos Estados Unidos, se preparando para curso superior de enfermagem. Que beleza! José Mota, em Portugal, honrando a família na inauguração da galeria de fotos dos ex-comandantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Os aniversariantes, todos queridos. Adriana Oliveira, nossa musa linda. Joel de Sá Martins completando 70. Teleco Ventura, talento em tudo o que faz. Meu primo Juca Bravo, uma verdadeira enciclopédia das histórias de Nova Friburgo. E ainda Girlan Guilland, a herança que Sérgio Madureira me deixou. A todos, muita saúde, paz e amor.
A Região Serrana está em bandeira amarela, na classificação do Governo do Estado, indicando “risco baixo de contágio” pelo coronavírus. Bem se vê que essa classificação de bandeira não se adequa ao nosso município, pois tivemos um aumento de 143 casos e um óbito em apenas um dia. Máscara, álcool em gel e distanciamento continuam em alta. Ninguém deve relaxar!
Contudo, a boa notícia é que, finalmente, os profissionais da educação e os rodoviários começam a ser vacinados. Ufa! É um grande acontecimento, esperado desde o ano passado. A vacina tornou-se um grande triunfo e que ela seja uma celebração de vitória para todos!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário