AVS: a voz de Friburgo que alcança o mundo

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Vivemos a Semana Santa com intensidade? Muitos, como os religiosos, vivem esse período na perfeita harmonia com a santidade que sua simbologia traduz. Os pesquisadores conhecem todos os meandros de sua história e são capazes de memorizar datas, nomes, locais, tudo na maior precisão. De modo mundano, nos preocupamos com a compra dos peixes, dos ovos de Páscoa, dos vinhos e do bacalhau, o vilão que agora está ainda mais salgado no preço. Entretanto, na “busca da espiritualidade pascal, o Caderno Z do último fim de semana nos trouxe o tema da celebração da Paixão de Cristo e assim temos a oportunidade de interiorizarmos nossa relação com a divindade cristã.

O pastor da Igreja Luterana, Gerson Acker, destacou: “Eis o desafio: buscar uma espiritualidade pascal inspirada na memória da luta de Jesus e dos antigos hebreus que buscavam uma sociedade mais simples, justa e digna...”. A pastora da Igreja Sara Nossa Terra, Ana Maria Rangel, ressaltou sobre Jesus: “Ele foi o sacrifício para perdão dos nossos pecados. O verdadeiro Cordeiro pascal, que devemos recordar constantemente, independente de uma data fixada no calendário”. Pautando a Páscoa como uma renovação constante, o padre Celso Macedo Diniz, da Diocese de Nova Friburgo, nos chamou para dentro de nós: “Sabemos que uma revolução interior acontece quando Cristo é conhecido, é preciso renovar a notícia ao mundo para que saibam que Deus pisou na terra dos homens...”.

Wanderson Nogueira fez uma viagem pelo universo das enormidades astronômicas, num texto para excelentes reflexões, diante da pequenez até do nosso Sol. Somos, na condição humana, um nada com muitas missões a cumprir, entre as quais, no dizer de Nogueira: “Para encontrar o que se busca, sempre bastou, daqui mesmo, olhar para o sol e perceber que os ciclos diários mostram que não podemos deter o universo, mas podemos deter a nós mesmos. Amar mais uns aos outros é a boa sugestão dada, há mais de dois mil anos.” Com tão bonita sugestão, tenhamos uma Páscoa todo dia!

O mês de abril tem sido generoso em seus feriados. A Semana Santa se encerrou e já nesta quinta-feira, 21, tem mais um feriado, Tiradentes, e no sábado, 23, São Jorge. Assim, desejando Feliz Páscoa, nas emoções de um coelho feliz, a charge de Silvério na capa da última edição do jornal tem prazo de validade infinito, pois, sempre “Se beber, não dirija”. Em “Sociais”, dois queridos aniversariando: Regina Schlupp festejando a nova idade em plena Páscoa e Dário Salomão aguardando a próxima sexta, 22, para receber os votos de feliz aniversário. Parabéns, queridos!

Se por um lado a pandemia do coronavírus está dando baixa nas taxas de contaminação, uma outra preocupação ocupa os debates sanitários, pois, como destacou A VOZ DA SERRA, está “aberta a temporada das viroses”. Justamente, quando se mantém certo controle da Covid-19, as flexibilizações, a dispensa do uso de máscaras e as facilidades de aglomerações, tudo isso tende a contribuir para o aumento de gripes e doenças respiratórias.

A infectologista Danyelle Cristina Souza esclareceu que “com o frio e a chuva as pessoas tendem a se aglomerar e ficar em ambientes fechados, favorecendo a transmissão dos vírus pelo ar contaminado...”. Fiquemos atentos!

Em “Esportes”, Vinicius Gastin nos trouxe a “doce solidariedade” do grupo “Divas da Serra”. Em parceria com o projeto “Mente de Campeão”, as divas levaram 200 caixas de bombons para o bairro Granja Spinelli, onde crianças e adolescentes festejaram a Páscoa ainda mais doce, com bolo, chocolate e muita animação. Além das guloseimas, “as divas” levaram alegria e confraternização aos grupos contemplados. O Projeto “Mente Campeão” atua no bairro desde 2018, sob a coordenação de Marcos Vinícius Tostes que compartilha ensinamentos, sejam eles em forma de oração ou palestras. Que beleza!

E eu encontro minha amiga Paula Farsoun em “Com a Palavra”. A história de Maria, em sua narrativa, nos levou a refletir sobre o simples exercício da gratidão, sem que haja “um tabuleiro de jogo”, sem “interesses escusos”. Apenas, como prefere Maria, “um olhar grato”. É o que basta na simplicidade de um agradecimento! Feliz semana!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.