AVS: uma fonte segura para se beber informação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 08 de fevereiro de 2022

O Caderno Z volta o seu olhar para o ano letivo de 2022, na abrangência de temas altamente oportunos. “É preciso planejar o imprevisível”. A frase é de Yan Navarro, doutor em didáticas específicas pela Universidade de Valência, na Espanha. Em suas considerações, Navarro ressalta o desafio da retomada do ensino presencial nas escolas, pois, “é preciso sair do modo sobrevivência e começar a planejar e a olhar para o futuro novamente”. É certo que a tecnologia trouxe benefícios que amenizaram o afastamento das escolas. Contudo, o ensino remoto não supre o contato presencial.

O “Z” também aborda os temas TDA – TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças e adolescentes. A médica psiquiatra, Ana Beatriz Barbosa, explica: “trata-se de um funcionamento mental caracterizado por uma tríade de sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia”. A doutora Ana Beatriz tem vários livros sobre o comportamento humano, abordando, de forma clara e compreensível, a singularidade do autismo. Pensar para além do que a vista possa alcançar é o que tem feito o Rotary Club de Nova Friburgo com o projeto “De Olho no Futuro”, numa parceria firmada há 18 anos com a Secretaria Municipal de Educação para “intervir nas condições de saúde ocular dos alunos, propiciando melhora no rendimento escolar, reduzindo as taxas de evasão decorrentes de problemas visuais”.

Pensar no bem e cultivar bons hábitos é o caminho para um mundo melhor e, provavelmente, ainda temos esperanças, porque há muita gente fazendo o bem em prol das causas alheias. Wanderson Nogueira, em “Palavreando” sempre nos traz boas palavras em sua coluna e, desta vez, destaco: “Acreditar que o mundo pode ser mais pacífico de paz festiva para todos deve ser sonho e realização de cada um de nós. Um mundo mais prazeroso de viver, com felicidade de si para todos e por todos...”. Lindo!

A página de “Esportes” é um atrativo muito interessante e Vinicius Gastin faz com que tenhamos a sensação de que estamos também em campo. O Campeonato da Cidade percorre os bairros e há jogos acontecendo desde 21 de janeiro e final programada para 20 de março. O esporte é vida, movimento e emoção. Contudo, estamos tristes com o falecimento de Gerasime Bozikis, o Grego, apaixonado por esportes e pela nossa cidade, onde veio morar com a família, aos 16 anos de idade. Nascido em Atenas, Grego deixa saudades e um legado de realizações, inclusive, o projeto de transformar nossa cidade em “Casa da Seleção Brasileira de Basquete”.

Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, festeja-se o Dia Internacional da Internet Segura. Talvez pouca gente saiba dessa comemoração, até porque a insegurança tem tomado conta das contas de muitos usuários. Os golpes crescem e chegam ao nosso paraíso serrano, entram pelas redes sociais, são links perigosos e uma variedade de fraudes praticadas via internet, um avanço que veio para o bem e se tornou uma faca de dois gumes. Como diz a canção de Caetano Veloso: é preciso estar atento e forte!

A vacinação infantil em Nova Friburgo precisa de uma injeção de ânimo para que os pais e responsáveis levem seus pequenos aos locais de vacinação. Uma observação importante na matéria de Adriana Oliveira: “A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e pelos pais, mães e cuidadores que levarem as crianças para a vacinação”. Muito bem lembrado!

Em “Há 50 Anos”, para o Carnaval de 1972, a Sociedade Esportiva Friburguense contratava o “afamado” conjunto “Banda Los Gringos” para abrilhantar seus bailes e matinês no Reinado de Momo. Que saudade dessa banda maravilhosa que encantou a era dos bailes dourados em Nova Friburgo. Enquanto isso, neste ano, sem Carnaval, a previsão é de muita chuva para este fevereiro. Um tremendo abacaxi, conforme as previsões na charge de Silvério. Pelo menos, com sombrinha, dá para se dançar um bom frevo. “Acho que a chuva ajuda a gente a se ver...”. Vamos sonhar!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.