AVS é a voz da credibilidade em ação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

O Caderno Z, volta e meia, me traz recordações da infância e não há como tratar o tema dos festejos juninos, sem que eu me lembre das maravilhosas festas organizadas por Marilza Breder, no pátio das garagens, na Travessa Bonsucesso 1, na Filó, onde morei. A animação começava nos preparativos e ia até alta noite. Era pura felicidade. Mesmo com a modernidade do estilo caipira, a tradição junina se mantém. Antes, os remendos nas calças eram imprescindíveis, caracterizando o figurino. Agora, a calça rasgada virou moda. O repertório musical mudou bastante, valendo todos os ritmos e as comidas e bebidas agregam os costumes das regiões.

Os santos Antônio, João, Pedro e Paulo dão o caráter religioso aos eventos e são festejados de acordo com as culturas regionais. Em São Pedro da Serra vai ter festa no próximo fim de semana, como destacou o Z do último fim de semana. O distrito foi nomeado, não em homenagem ao santo, mas para render honras ao imperador D. Pedro II, que até doou um sino de bronze para a igreja. 

O Solstício de Inverno, na última quarta-feira, 21, confirmou as noites que vinham congelando até a alma da gente. A previsão meteorológica é a de que o frio será mais ameno devido a influência do El Niño. Mas, ninguém se iluda: aqui para nós ainda vem muito frio pela frente... e pelas costas. De minha parte, o pior é transpor o outono, quando os dias vão ficando menores. Daqui em diante, melhora! Como diz Wanderson Nogueira: “O tempo lá fora não define nossas particulares essências. Ainda que cientistas afirmem que lugares mais frios tendem a fazer pessoas mais fechadas, mais frias, poetas contraporão que lugares mais frios tendem a fazer as pessoas se abraçarem para se esquentarem e, aquecidas, compartilham seus próprios corações.”. Que lindo!

Dizem que o frio tem as suas vantagens, que é bom para dormir e se alimentar. Eu penso que o frio é bom, quando ele vai embora. O fato é que o frio deu a Nova Friburgo a oportunidade de figurar na Revista Vogue, em 8º lugar entre as cidades mais frias do Brasil e ainda se sobressair como uma das melhores em qualidade de vida entre as cidades do interior do Rio de Janeiro. Enquanto isso, o jornal nos trouxe informações da pesquisa da Pnad que divulgou que a “população do Brasil envelhece e mora cada vez mais só e de aluguel”. De repente, antes só do que mal acompanhada...

Quem está ficando idoso é o nosso teleférico, que teve o início de sua construção anunciado em “Há 50 anos”, em junho de 1973. A VOZ DA SERRA tem esse dom de manter viva a memória de Nova Friburgo. Que nós possamos deixar boas realizações no presente para serem divulgadas em 2073. Tomara!!  A lei que regulariza a circulação de bicicletas elétricas deve ser enfática no sentido de observar o cumprimento das regras. Observo bicicletas na contramão, sem campainha e não obedecendo os sinais.

A charge de Silvério se enfeita de bandeirinhas e alerta -  “Dengue: Previna-se...”. A vacina chega por esses dias ao Brasil e poderá custar até R$ 500 em redes particulares de saúde. Vamos aguardar o abastecimento nos postos públicos. Enquanto isso, o melhor é não deixar água parada. Alguém já pensou sobre o que fazer com o dinheiro da restituição do Imposto de Renda? A orientação sobre o assunto está uma verdadeira aula de economia. Os especialistas aconselham que, mesmo sendo um valor pequeno, deve ser usado para “alcançar uma meta financeira”. É um bom $O$. A cultura de Nova Friburgo está rindo à toa com a destinação de R$ 1.588.999.03 da parte dos recursos da Lei Paulo Gustavo, por intermédio do Ministério da Cultura. A Semana do Orgulho LGBTI+ tem programação variada em Nova Friburgo, a partir desta quarta-feira, 28. Celebrando a diversidade a gente colhe a unidade.

Já estava mais do que na hora de Nova Friburgo prestar uma homenagem ao nosso friburguense coroado – Benito di Paula. Ele que, por si só, é um monumento vivo, apaixonante, um show dentro de um show, onde quer que se apresente, ganhará uma estátua na cidade. “É do jeito que a vida quer”... é desse jeito! Viva Benito, que bonito!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.