AVS é o legado que se renova e mantém a tradição!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Com mais de um ano e meio de pandemia, o Halloween reaparece ainda tímido, mas surge agora como um elixir para abrandar as nossas ansiedades e fortalecer as esperanças. Diante de tantos períodos sombrios, até tenebrosos, o Dia das Bruxas, no próximo dia 31, domingo que vem, passa a ser uma festa alegre, cheia de cores e com realce em todos os seus significados. No Brasil, criou-se adaptações e o Caderno Z nos apresentou lendas como o Unhudo e o Mão de Cabelo.

Entretanto, passamos a festejar o 31 de outubro também em homenagem ao Dia do Saci, “uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro” e que tem, em sua formação, influências indígenas e africanas. A data foi, inclusive, estabelecida para oferecer aos jovens brasileiros uma festividade de nossa cultura rica em personagens interessantes, como a Mula sem Cabeça, o Boitatá, a Cuca, o Curupira e outros. Monteiro Lobato foi um difusor da cultura popular com a obra Sítio do Pica-Pau Amarelo, grande sucesso nas telas da TV Globo. Lobato comparou os sacis aos erros que surgem depois que um livro é publicado, pois eles se escondem na hora da revisão e quando a obra está pronta, aparecem colocando a língua de fora, como fazem os sacis.

Wanderson Nogueira, em “Nossas canções”, faz um belo passeio musical: “O que celebro é a música brasileira em suas mais variadas vertentes de um país continental diverso. Defensor das composições nacionais, ele reconhece os valores da música internacional, pois, em seu entendimento, “música é momento, mas também tatuagem que nos marca ou esconde cicatrizes. É memória ou simplesmente viagem só de ida...”.

Deixamos o Caderno Z, desejando que o dia 31 de outubro nos traga as energias positivas e protetoras do Saci-pererê, guardião das florestas e das travessuras. E parece mesmo que estamos pegando uma trilha mais animadora. Vinícius Gastin, guardião das boas novas do esporte, conversou com o secretário municipal de Esportes, João Vitor Duarte, que está bem otimista com as possibilidades em “fortalecer e unir o setor esportivo” e, quem sabe, no futuro, “ter atleta friburguense nos Jogos Olímpicos”.

O aumento da gasolina, que já passa dos R$ 7, fez até o dragão da charge de Silvério encantar a vilã da inflação. Quanto mais encanta, mais a gasolina sobe! Tirando esse aumento, há boas perspectivas. O prefeito Johnny Maycon esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro do Turismo, Gilson Nascimento Neto. Na pauta, a construção de um pórtico na principal entrada de Nova Friburgo, em Theodoro de Oliveira. Tomara que dê certo! Nossa cidade  está em segundo lugar no ranking de gestão fiscal, no Centro-Norte do Estado, conforme estudo realizado pela Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Parabéns!  

Outra alegria para nós esteve em “Sociais”, com  o aniversário da querida Elizabeth Saldanha, a Beth do Licínio. Um grande beijo para essa pessoa linda, guerreira e muito amada. Felicidades!

Mais escolas voltando e a rede municipal mantém o sistema híbrido para auxiliar no processo de retorno, gradual e responsável. O comandante do 11º BPM, tenente-coronel André Holanda Cavalcante quer implantar em Nova Friburgo o projeto “Praça do Bem”, já implantado em Petrópolis. O comandante ressalta que a região serrana é um “oásis de segurança pública” e “Friburgo, por exemplo, tem uma estrutura segura por si só, e a PM precisa apenas assegurar isso”.

Com tantos motivos para abrir nossos sorrisos, vamos festejar o Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista – 25 de outubro. Em nossa cidade, referência em odontologia desde os tempos da Fonf, há diversos postos públicos de atendimentos dentários para a população. A reportagem de Christiane Coelho é um guia com todas as indicações do que acontece aqui em prol da saúde bucal.

Louvores para A VOZ DA SERRA – 76 anos na história de Nova Friburgo. “O veículo mais antigo da região e o terceiro do Brasil, ainda em circulação”. O Pró-Memória, na sede da Fundação D. João VI, disponibiliza mais de dez mil edições do nosso jornal, num trabalho de arquivamento que começou com a inesquecível Thereza Albuquerque e Melo. A VOZ DA SERRA é top e está no topo das nossas preferências!

 

Elizabeth Souza Cruz é poetisa, jornalista e presidente da seção Nova Friburgo da UBT, a União Brasileira dos Trovadores. Esta coluna é publicada às terças-feiras.

 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.