Viver um dia de cada vez no Ano Novo

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Aqui estão informações que podem nos ajudar a viver de maneira mais serena e produtiva em termos de experimentar melhor qualidade de relacionamentos um dia de cada vez no novo ano que chega.

Comece o novo ano pensando e decidindo cada dia que você pode só por hoje tentará viver este dia apenas, e não enfrentará todos os seus problemas de uma vez. Dê um passo de cada vez, um dia de cada vez, só por hoje.

Diga a si mesmo em cada dia do ano novo: Só por hoje vou ser feliz. Lembrando que ser feliz não é o mesmo que ficar eufórico e agitado. E também não significa se sentir bem só quando compra algo ou adquire um bem material. Ser feliz tem muito que ver com evitar se concentrar no lado difícil da vida e dos relacionamentos. E valorizar as pequenas coisas que são bênçãos em sua vida, como ter água na torneira, comida na mesa, um trabalho, um lar, amigos, parentes que ajudam, uma fé religiosa saudável, entre outras coisas.

Cada dia que você acordar no novo ano, tome estas resoluções, que serão só por um dia. Não precisa pensar nelas como se fossem algo a ser feito a vida toda, mas só por hoje. Estas coisas vão te dar satisfação. No entanto, eles exigem força de vontade. Você não precisa de força de vontade para fazer o que é fácil. Mas com boa vontade e algum esforço é possível fazer algo sem desejo, mas necessário. Faça o seguinte:

1. Só por hoje, tentarei viver este dia apenas, e não enfrentarei todo o meu problema de uma vez. Posso fazer algumas coisas por doze horas que me chocariam se eu sentisse que precisava mantê-las ativas pelo resto da vida.

2. Só por hoje, serei feliz. E além do que comentei acima, a felicidade tem mais que ver com seu interior do que com questões externas, tem que ver com atitude mental.

3. Só por hoje, vou me ajustar ao que é, ao que está na realidade, e não vou tentar ajustar tudo aos meus próprios desejos. 

4. Só por hoje, vou cuidar do meu corpo. Vou exercitá-lo, cuidar bem dele e nutri-lo, e não abusar dele nem negligenciá-lo; para que ele seja uma máquina perfeita para minha vontade.

5. Só por hoje, vou tentar fortalecer minha mente, vou estudar. Vou aprender algo útil, não vou ser um preguiçoso mental o dia todo. Vou ler algo que exige esforço e concentração.

6. Só por hoje, vou exercitar minha mente de três maneiras: a)Farei uma boa ação para alguém sem anunciar nas redes sociais ou de outra forma. b)Farei pelo menos duas coisas que não tenho vontade de fazer mas que sei que são úteis. c)Não vou mostrar a ninguém que meus sentimentos estão feridos. Eles podem estar feridos, mas hoje não vou mostrar.

7. Apenas só por hoje vou ter a melhor aparência que puder, irei me vestir o mais apropriadamente possível, sem querer ser objeto de desejo sexual, vou falar baixo, agir com cortesia, sem buscar exaltação própria, sem ficar exaltando ou bajulando as pessoas, não vou criticar nem um pouco, nem encontrar defeitos em nada, e não tentarei controlar e nem melhorar ninguém.

8. Só por hoje, terei um programa. Vou escrever apenas o que espero fazer a cada hora. Posso não segui-lo exatamente, mas o terei. Isso vai me salvar de duas coisas ruins: a pressa e a indecisão.

9. Só por hoje, terei pelo menos meia hora tranquila, sozinho, e relaxarei. Durante esta meia hora, algum tempo, vou pensar em Deus, vou orar, para ter um pouco mais de perspectiva e sentido para a minha vida.

10. Só por hoje, não terei medo. Sobretudo não terei medo de ser feliz, de desfrutar o que é belo, de amar e de acreditar que aqueles que amo me amam.

Este programa “só por hoje”, sendo praticado, irá ajudar muito na construção de sua felicidade independentemente se você vive com alguém que seguirá isto ou não. Seguindo este programa diário de pensamento alegre e construtivo, seu novo ano, um dia de cada vez, será melhor. Feliz Ano Novo só por hoje.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.