Tudo tem seu tempo determinado

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.
(Eclesiastes 3:2-8)

Especialmente a juventude tem acelerado o tempo das coisas. Meninas menstruam mais cedo, jovens querem ganhar milhões de reais antes dos 30 anos de idade, querem pular etapas e se tornarem gerentes e empresários cedo. Moças e rapazes querem ter sexo genital fora da época. Tudo precoce. Mas a sabedoria diz que para tudo tem um tempo apropriado. Veja a Natureza. Na sabedoria dela existe tempo para cada estação do ano, tempo de plantar e só colher após o período designado pelo criador para aquele tipo de planta. O sol não acelera seu percurso pelo céu de cada dia. Nem a lua corre ou retarda seu ciclo noturno.

Nós, seres humanos, em função de ganância, imaturidade, obsessão pelo crescimento material, fissura por prazer, aceleramos tudo, agimos de forma precoce. Empresários produzem alimentos transgênicos, forçam animais a crescerem rápido para o abate e venda em alta produção. É impossível forçar a natureza, seja no reino animal ou vegetal, a sair do seu ritmo natural de desenvolvimento e amadurecimento sem que se produza prejuízos nela, os quais afetarão a saúde dos humanos e do planeta.

Quem escreveu o texto no primeiro parágrafo acima foi o Rei Salomão. Rei em Israel nos tempos do Antigo Testamento, um dos homens mais sábios que já existiu. Sua vida teve três períodos. Um inicial no qual ele se submeteu ao Deus criador e o obedecia, quando então era feliz. Depois se afastou do caminho do bem, se envolveu em vicissitudes. Ficou o indivíduo mais rico da terra. Mas foi vendo que todo o seu poder econômico, empresarial, político em seu reinado não lhe deram paz no coração e felicidade.

Daí retornou à Jeová, o criador do universo, e conclui que tudo é vaidade. Neste capítulo 3 de Eclesiastes ele colocou os pensamentos de sabedoria ao mostrar que tudo tem seu tempo apropriado. Mas faz tempo que estamos atropelando isto em nossa sociedade. A maravilha do avanço da tecnologia não está sendo acompanhada do avanço do amadurecimento do caráter da pessoas, especialmente dos que dirigem as nações. Todos sabemos que a corrupção impera neste planeta. E o conceito de vida que a juventude vem desenvolvendo em suas mentes é que a felicidade depende de você ter o mais rápido possível sexo, muito dinheiro, propriedades, fama, prazer, domínio.

Salomão experimentou tudo isso e concluiu que tudo é vaidade. E hoje é precocidade também. Então temos um preço alto a pagar. Síndrome do Pensamento Acelerado na qual muitas pessoas não conseguem relaxar a mente, e que tem que ver com excesso de exposição à eletrônicos, telas e excesso de atividades. Temos a depressão que tem muito que ver com pensamentos e sentimentos de perda que em alguns casos se relaciona com uma necessidade de afeto exagerada que quando não suprida, leva a pessoa a decair, entre outros transtornos mentais mais frequentes numa sociedade agitada, que anda fora do tempo correto.

Tudo tem seu tempo. A gravidez humana leva nove meses. Cada estação do ano tem três meses. O coração humano saudável bate em média 70 a 80 vezes por minuto. Respiramos normalmente (inspiração e expiração) 20 vezes por minuto. Um dia tem 24 horas e originalmente começa no por do sol e vai até o por do sol seguinte. Os jovens podem estar prontos para terem sexo na adolescência só sob o ponto de vista anatômico e fisiológico, mas não psicológico.

Não atropele o tempo em sua vida. Não acelere o amadurecimento de seus filhos querendo que eles precocemente comecem a estudar, a ter celular, tablets. Espere. Vá com calma. Viva cada período da vida no seu tempo e modo melhor. O ritmo correto de viver, os conceitos de existência, de sentido para a vida atuais propagados pelas mídias são, com algumas exceções, doentios. O tempo correto de fazer e ser é o natural.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.