Quer melhorar a sua autoestima?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 05 de novembro de 2020

Do ponto de vista espiritual é difícil pensar em autoestima porque como seres humanos todos possuímos egoísmo inato. Ao longo da vida temos, então, a chance e a escolha de lutar contra isto para nosso próprio bem e nossa utilidade em auxiliar outras pessoas.

Por outro lado, quando pensamos em autoestima sob o ponto de vista psicológico, muitos de nós necessitamos de correções em nossa maneira de pensar, de sentir, de agir, de nos relacionarmos com os outros e conosco mesmos a fim de melhorar a autoestima que prefiro chamar de autorrespeito. Vamos ver algumas coisas práticas sobre isto.

Primeiro de tudo para você conseguir melhorar seu autorrespeito perceba se surgem em sua mente pensamentos de auto-ataque, de auto-depreciação. Se isto ocorre, então interrompa estes pensamentos assim que eles surgirem, dizendo para si mesmo: “Não vou permitir que este tipo de pensamento continue aqui em minha consciência me perturbando.” E em seguida focalize sua mente em outra coisa.

Faça algo, se possível a cada dia, que não tenha vontade de fazer e que talvez você esteja adiando faz tempo. Isto auxilia a expandir a capacidade de lidar com a frustração. Outra coisa é valorizar o que você consegue fazer e ser. No final do dia, ao deitar, pense um pouco no que conseguiu realizar naquele dia, especialmente aquilo que não tinha vontade de fazer, mas fez porque era necessário. Também pense em algum tipo de comportamento que você conseguiu ter e que foi melhor do que no passado. Valorize estas conquistas, agradecendo a Deus por ter conseguido praticá-las.

Importante também para melhorar seu autorrespeito é cuidar bem de sua aparência física. Isto não significa que você vai ficar obsessivo, obsessiva com seu corpo, seu rosto, seu vestuário. Obsessão é doença. Mas cuidar bem de sua estética mantendo seu corpo asseado, com bom odor, cuidar de seu peso, manter seu cabelo penteado e limpo, usar roupas limpas e arrumadas, tudo isto é saudável e contribui para seu bem estar mental. Li um texto certa vez que o autor dizia que às vezes colocava um ótimo perfume não porque iria a uma festa, mas porque ele mesmo queria sentir aquele odor agradável. É como você dar um presente para si mesmo.

Muito importante para evitar cair numa baixa autoestima é se tornar pedinte de afeto e de atenção aos outros. Sim, precisamos ser amados. Mas cuidado para não cair numa postura de carente porque as pessoas ao seu redor não o amam da maneira como você gostaria. Lembre-se de que não há ser humano que possa nos amar de forma ideal. Isto significa que sempre existe uma falta nesta questão. Mas você pode gostar de si mesmo e se tratar bem independentemente da maneira como as outras pessoas tratam você.

Faça esforços para ler e estudar algo proveitoso. Não é ler besteira. Seu cérebro feito de forma tão maravilhosa por Deus não merece isso. Quem sabe você pode fazer algum curso pela internet, ou numa escola, no Senai, Sesi, Senac, Sebrae, ou um curso superior que sempre desejou fazer. Nunca é tarde para começar a estudar. E lendo algo proveitoso, que possa ser útil para você ajudar alguém, ajuda muito sua noção de valor pessoal.

Finalmente, uma prática que produz muito bem estar pessoal e ajuda no autorrespeito tem que ver com você fazer alguma coisa para aliviar o sofrimento de alguma pessoa, de qualquer pessoa, seja da sua família ou não, da sua rede de amizades ou não. Ajudar voluntariamente promove saúde física, saúde mental e espiritual, fortalece o sistema imunológico. Ajudar ajuda a quem oferece ajuda. Pratique estas coisas e veja como seu respeito pessoal irá melhorar, claro, mantendo uma postura de simplicidade, humildade e não de arrogância.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.