Podemos aprender com o Natal

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Por que podemos ser duros em aprender coisas importantes na vida? Por que muitas vezes temos que sofrer bastante para aprender? Por que mesmo sofrendo com uma atitude que praticamos, voltamos a fazer a mesma coisa? Não há uma resposta única e simples para questões como essas. 

Dr. Scott Peck, psiquiatra norte-americano, inicia seu livro chamado “A Trilha Menos Percorrida” com a frase: “A vida é difícil.” A filosofia budista afirma que “viver é sofrer”. Jesus disse que “no mundo tereis aflições”. Melody Beattie autora de livros sobre codependência afetiva, escreveu: “A vida machuca”. Afinal, a vida é boa ou não? Para responder esta questão, talvez tenhamos que fazer outras perguntas: Qual vida? De que pessoa? O que você chama de “vida”?

A vida dói porque surgem dores fora e dentro de nós. Dores emocionais, físicas, da alma, de perdas, de maldades contra a gente, ou as que fazemos contra as pessoas. O sábio rei Salomão escreveu que: “Deus fez os seres humanos bons e equilibrados, mas nós criamos muitas complicações.” (Eclesiastes 7:29). Não sei em que classe de seres humanos hoje em dia não encontramos corrupção. Tem corrupção até em CPI que investiga corrupção! A vida é cheia de muita injustiça social, muito abuso perverso e egoísta do poder. E isso dói. Faz a vida doer mais do que precisaria.

O Natal sob o ponto de vista cristão, fala de nascimento de esperança de justiça. No Natal nasceu a Justiça em Pessoa, que viveu vida justa, sempre voltado para aliviar o sofrimento das pessoas. Um modelo máximo e perfeito de ser humano saudável.

O Natal nos ensina a evitar praticar os mesmos erros e nos machucar, ferindo outras pessoas. Você só pode ser feliz ajudando os outros, sem conflitos de interesses. Conflitos de interesses significa você fazer algo na vida, em sua profissão, no exercício de cargos sociais, políticos, empresariais, até eclesiásticos, tendo participações de poder e ganhos materiais, ferindo a justiça, a lisura.

Podemos aprender com o Natal no sentido da espiritualidade. A pandemia da Covid-19 tocou em muitas pessoas no mundo todo no sentido de passar a terem interesse no crescimento espiritual e não continuarem na obsessão pelo crescimento econômico. Cientistas como Harold Koenig (Duke University), John R. Peteet (Harvard University), Kenneth Pargment (Bowling Green State University) têm trazido informações científicas importantes para nossa saúde física e mental relacionadas com a prática da religião e espiritualidade.

Vem coisa pior do que a pandemia da Covid-19 pela frente. Haverá “angústia entre as nações” (Lucas 21:25) mais do que já existe hoje em países com muito sofrimento. O que vai sustentar você? Não será poder econômico, nem político, ou seu status social, sua fama, nem a arrogância e prepotência de alguns. Será o Natal. Podemos aprender a ter força para sobreviver com o Natal. Bom Natal!

 

 

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.