Dormir até tarde é coisa de preguiçoso?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Depende. Pode ser. Pode ser sintoma da depressão (falta de energia para levantar). Ou algo ligado a um hábito que moldou um biorritmo na pessoa, ou uma necessidade para quem trabalha de noite. Ou algo prazeroso para se fazer num feriado, ou dia de folga, quando se sente satisfação em ficar na cama lendo, pensando e cochilando.

A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. Uns funcionam bem com cinco horas de sono por noite, outros sentem que precisam de dez horas. Alguns rendem bem na parte da manhã, outros na parte da tarde e da noite. Há indivíduos que lutam com um mau humor matutino, uma espécie de falta de energia ao acordarem pela manhã, energia esta que aparece bem mais tarde de maneira normal.

As crianças que sofreram abusos verbais e físicos ao acordarem pela manhã, praticados por adultos que cuidavam delas, não entendem bem o que há com elas, ficando na dúvida se serão pessoas preguiçosas ou não já que podem ter desenvolvido um desânimo matutino como consequência dos ataques verbais sofridos na infância. Elas não precisam desenvolver depressão para terem esta apatia matutina, porque muitas conseguem na parte da tarde e da noite produzir bem.

Se você gosta de dormir até tarde não se critique com isso usando como modelo de sanidade social o padrão de acordar cedo como sendo o único saudável. Pode até não ser saudável, por exemplo, em pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar tipo 2 quando na Fase Hipomaníaca (euforia menos acentuada), dormem muito pouco, levantam muito cedo com um “gás” total, agitam, fazem um monte de coisas ao mesmo tempo, podem trabalhar 15 horas sem parar e continuar com energia, fazem transações comerciais ou outras desregradamente (comprando o que não pode etc.) mas isto devido à alterações de neurotransmissores que promovem o TAB na Fase Maníaca.

Outros acordam cedo, mas canalizam toda uma ansiedade no trabalho, ou seja, o pique para o trabalho cedo pode ser para algumas pessoas uma forma de jogar para dentro do inconsciente emoções difíceis de serem expressadas e experimentadas. Isto ocorre muito com o chamado “workaholic”, ou compulsivo para o trabalho. E também, claro, há a pessoa normal que gosta de acordar cedo, e ir trabalhar, ou caminhar, ou ler, meditar vendo a natureza.

Maria Regina Yazbek, tinha 23 anos de idade quando assumiu a empresa dos pais administrando-a, após alguns cursos de preparação. A empresa – Movicarga – fundada em 1973 por seus pais, sob o comando dela, enfrentando preconceitos de funcionários, clientes e fornecedores no início, teve o número de funcionários saltado de 15 para mil, sendo que o faturamento anual da empresa passou na ocasião sob a gestão dela de US$ 600 mil para US$ 20 milhões, sendo uma empresa líder em movimentação de cargas e uma das grandes do setor de logística industrial do Brasil. Ela conseguiu contratos com a Fórmula 1 no Brasil, e com logística em shows como o de Madonna, Michael Jackson, Rock in Rio. Numa entrevista da www.catho.com.br, na seção Carreira & Sucesso, edição 222, quando perguntado a ela qual o seu sonho de consumo, ela respondeu: dormir até tarde. 

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.