Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Desaprender
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
As crianças crescem na família de origem e vão aprendendo os comportamentos com os pais, irmãos e outras pessoas que convivem de perto com elas. Elas vão adotando maneiras de funcionar boas e ruins porque copiam não só características positivas destas pessoas, mas as negativas também.
Isto é trazido para a vida adulta e a maneira como nos relacionamos hoje no ambiente familiar e social tem essa forte influência absorvida do que vimos em nossos pais e pessoas influentes para nós ao longo dos primeiros anos da infância.
Por exemplo, você pode ter sido criada por uma mãe autoritária e abusiva verbalmente, ou por um pai que falava alto e sem respeito pelos filhos e pela esposa, e ter prometido a si mesma que nunca iria agir assim com seus filhos. Os anos passaram, você se casou, surgiram os filhos, e quando abriu os olhos ... está repetindo o mesmo papel negativo que via na mãe, no pai ou em ambos!
Ver isso pode ser desagradável caso você queira a verdade sobre seu comportamento, em vez de ficar na negação e sempre justificando suas explosões emocionais com seu cônjuge, com seus filhos e talvez com outras pessoas. A gente precisa querer a verdade para obter a cura emocional. Sem verdade não tem cura pessoal, familiar, social, espiritual, política. E o desejo da verdade precisa ser cultivado porque ele é aprendido mais do que inato ou herdado. Pelo fato de que todos nascemos com egoísmo em nossa estrutura de caráter, então precisamos lutar de forma ativa e conscientemente contra isso e desejar, buscar, entender e praticar a verdade sobre o melhor comportamento pessoal que podemos ter. Não existe nenhum remédio de farmácia, natural ou sintético, que faça isso por você.
Se você, então, observa que repete com seus filhos os erros que detestava no comportamento de seu pai e/ou de sua mãe que eles tinham com você e seus irmãos, a solução é desaprender o que foi aprendido de errado, de disfuncional.
Muito da obtenção de um comportamento saudável tem que ver com desaprender antigas formas de funcionar como pessoa, consigo mesmo, com os outros, com a vida e com o Deus da sua concepção. Desaprender dói a princípio porque significa que você está percebendo comportamentos errados em si e porque agir de forma diferente requer esforço, consciência, propósito e ação contrárias ao seu habitual. Não é natural e fácil desaprender. O mais fácil é negar seus erros de conduta e tocar a vida para frente sem se importar como que isso prejudica a si e aos outros.
Para desaprender e poder aprender uma nova e melhor maneira de funcionar como pessoa, é preciso pensar. O mundo conspira contra você pensar. A mídia quer que você pense o que ela pensa. A filosofia pós-moderna prega que o mais importante é como você se sente em relação a qualquer coisa. Se você se sente bem, então está certo. A verdade, entretanto, não é que a palavra final de nosso comportamento tem que ser o sentimento. Sentimento flutua e pode nos enganar. O sentimento depende do pensamento, consciente ou não, e se seu pensamento for disfuncional ou distorcido, o sentimento deverá ser também disfuncional, ainda que possa ser prazeroso.
Saúde mental tem muito que ver não só com desaprender a forma de pensar distorcida para adotar a saudável, mas também evitar aprender errado. Saúde mental tem que ver com questionar seus sentimentos que perturbam a si e seus relacionamentos e ver se eles não estão empurrando seu comportamento a repetir o que você sofria em sua infância com seus pais por causa das atitudes de falta de equilíbrio emocional deles. Evite os modelos disfuncionais de comportamento que a mídia poderosamente despeja diariamente seja por vídeos, novelas, revistas, filmes e outras formas de comunicação.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário