Comece o novo ano com iluminação

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 07 de janeiro de 2021

Nosso cérebro é atrofiado. O encéfalo humano, conhecido como cérebro, num adulto pesa cerca de um quilo e meio. Quando Deus criou Adão, ele tinha quase quatro metros de altura, as pessoas viviam em média 900 anos. Imagina o cérebro de Adão! Não se gabe de sua inteligência. Também não a deprecie. Seja humilde o suficiente para admitir que somos atrofiados, encolhidos, lesados, mesmo sendo você uma pessoa brilhante em termos de aquisições culturais, financeiras, espirituais.

Quando começamos um novo ano, zeramos o calendário e iniciamos a contagem dos dias e meses novamente. Janeiro, Fevereiro, Março, até Dezembro. E a experiência dos anos vividos? O que tem acontecido em nossa mente com o passar dos anos? Estamos mais iluminados para compreender melhor detalhes do sentido da vida? Ou continuamos, ano após ano, com uma visão tacanha, materialista, consumista, egoísta?

Se você amadurece ao longo do tempo, com certeza surge em seu caráter humildade como contrário de arrogância, misericórdia em lugar de rigidez e agressividade, prontidão para perdoar ao invés de condenar, desapego material como oposto de ganância e outras coisas bonitas da Luz.

A aquisição de iluminação para uma qualidade de existir proveitosa é um milagre. Não vem por um mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A compreensão intelectual não é suficiente para a iluminação chegar em nosso cérebro. Parafraseando o segundo passo dos doze sugeridos pelos Alcoólicos Anônimos e outros grupos de ajuda mútua, viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia nos conduzir para a sanidade.

Não há luz inerente em nossa mente produzida ou gerada por nós mesmos. Impossível. Se você quer começar um novo ano com iluminação para que sua vida melhore e seja mais frutífera do que nos anos passados, é preciso acreditar e pedir esta luz ao Poder Superior que eu chamo de Deus Criador do Universo. Só assim, na luz, é possível qualquer político, empresário, clérigo, leigo, magistrado agir em benefício da comunidade. Sem isso só existe conflito de interesses pessoais e corrupção.

Analisando seus pacientes cardíacos o dr. Dean Ornish, ligado à Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, verificou que faltava luz neles para que seus problemas cardíacos pudessem ser curados. Ele percebeu, em seus estudos, que era necessário algo mais além de uma dieta vegetariana, prática de atividades físicas, redução do colesterol e do estresse também para haver melhora da função cardiovascular. Ele começou a entender a importância dos aspectos emocionais e espirituais para a pessoa. Por isso teve sucesso com seus pacientes.

Quando ele, como cardiologista e pesquisador, colocou um grupo de pacientes com doença cardíaca na qual artérias coronárias estavam entupidas em graus diferentes, em um programa de reabilitação que envolvia exercícios físicos, dieta vegetariana, grupo de apoio para lidar com o estresse, redução do colesterol, aprendizado sobre como lidar com as emoções e desenvolvimento espiritual, houve uma redução das placas de ateroma (gordura) nas artérias coronárias! Sabe lá o que é isso? Imagina que maravilha é uma pessoa poder evitar ter que se submeter a uma cirurgia cardíaca usando método assim, simples, não invasivo?

Dr. Ornish, em seu importante livro “Amor e Sobrevivência - A Base Científica para o Poder Curativo da Intimidade”, colocou este texto: “Comecei a compreender que a escolha não está entre trabalhar ou não trabalhar, realizar ou não realizar, mas é a intenção por trás da ação, não a ação propriamente dita, que determina se o trabalho conduz à cura e à alegria ou ao sofrimento e à doença. Um dos meus provérbios zen favoritos diz: ‘Antes da iluminação, corte lenha, carregue água; depois da iluminação, corte lenha, carregue água.’ As ações parecem iguais, o trabalho pode ser pesado, mas a motivação é completamente diferente.” Completamente diferente.

Sugestão para você ter uma vida útil, produtiva, eficaz para seu bem e o das pessoas: procure a iluminação. Vai fazer toda a diferença entre uma vida que vale à pena para si e para sua comunidade e uma vida medíocre, vergonhosa e corrupta.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.