Ansiedade, solidão, estresse, desespero, pânico, medo, tensão financeira...

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 07 de maio de 2020

Como lidar com isto na pandemia?

Vamos dar uma olhada em mais algumas dicas sobre o que fazer para manter a saúde mental no confinamento neste período de pandemia. Em artigos anteriores comentei sobre isto. Porém, hoje temos algo talvez novo para você. As dicas estão relatadas num artigo publicado no último dia 10 de abril pela Revista de Psiquiatria da Ásia, disponibilizado no site do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com o título “Covid-19: Impact of Lock-down on Mental Health and Tips to Overcome”( “Covid-19: Impacto do Confinamento sobre a Saúde Mental e Dicas para Vencer”). Acrescentei algumas também.

Ansiedade: reconheça a ansiedade. Não tem como fugir dela. Mas pense que esta sensação ansiosa não prende você no sentido de não poder se comunicar com parentes e amigos. Ao planejar rotinas diárias isto ajuda a adaptar-se ao isolamento e gerenciar a ansiedade. Divida seu tempo de forma clara com horários de trabalho e não trabalho. Veja qual tipo de atividade e hobby produz alívio e até alegria, e pratique. Exercícios respiratórios não só auxiliam seus pulmões a funcionarem no melhor que eles podem, como contribuem na redução da ansiedade especialmente se ao praticá-los você se concentrar na respiração e se desligar do resto em volta de si.

Solidão: se você não tem ainda nenhum grupo de amigos em WhatsApp ou outra rede social virtual, crie um ou peça para entrar em algum já existente onde tem pessoas que você gosta. Seja ativo nestes grupos. Telefone para familiares e amigos. Escolha um novo hobby, aprenda algo novo, mantenha sua mente envolvida com alguma atividade ao invés de ficar parado e pensando em coisas trágicas.

Dificuldade em se concentrar, baixa motivação e um estado de distração: exercite a paciência porque leva um certo tempo para a gente se adaptar numa realidade totalmente nova. Escolha uma atividade física de sua preferência, como exercícios aeróbicos e alongamentos. Use pelo menos uma hora por dia praticando algo para sua saúde física. Meditação melhora a concentração, e você pode meditar em textos espirituais, por exemplo. Pense que como todos estamos no mesmo barco nesta pandemia, isto significa que as outras pessoas não poderão ser tudo o que queremos, porque elas também têm suas lutas emocionais, sua agenda de atividades, sua rotina.

Estresse: a palavra “estresse” popularmente significa que a pessoa está esgotando suas energias, está chegando a um ponto de quebra da resistência. Existe estresse físico, mental e espiritual. A prática de atividades físicas regulares reduz o estresse, pelo menos meia hora por dia de exercício aeróbico, e se você não tem espaço fora de casa para isto porque mora em apartamento ou numa vila de casas geminadas etc., faça no seu apartamento ou casa mesmo, de frente para a janela, pulando corda, flexões, polichinelo, entre outros. Tem aplicativos de celular que ensinam isto gratuitamente. Evite comer coisa pesada de noite. Durma em ambiente escuro e silencioso. Tenha um tempo ao longo do dia para orações e meditações, isto ajuda a baixar o estresse. Não fique procurando ouvir notícias o dia todo, e decida assistir somente um noticiário por dia na TV.

Espirais emocionais negativas: emoções boas e desagradáveis vão e voltam. Mas é possível evitar que as emoções negativas predominem se você não ficar buscando informações sobre a Covid-19 o dia todo, até porque já sabe os sintomas e o que fazer se os tiver. Se ainda tem dúvidas, pergunte ao seu médico ou a alguém confiável, e de fonte segura. Se você não gosta de incomodar os outros, cuidado para não ficar numa amargura desnecessária por não pedir ajuda e orientação. Peça.

Desespero: se você é fumante e consome bebidas alcoólicas com frequência, agora pode ser um bom momento para mudar seus hábitos de fumar e beber. Neste site você encontra ótimo material gratuito que o ajudará a parar de fumar: https://www.adventistas.org/pt/saude/projeto/como-parar-de-fumar/  . Se o problema é com álcool, você achará ajuda importante com o apoio dos AA em www.aa.org.br

Pânico e medo: se você necessita apoio psicológico on line gratuito em horários específicos para cada profissional que está atuando voluntariamente neste período de pandemia, escolha um psicólogo de sua preferencia no site: www.fabricaderelacionamentos.com.br

Tensão financeira: o Governo Federal está procurando auxiliar pessoas e empresas com medidas variadas de apoio econômico. Se informe sobre qual lhe é útil. Algumas empresas privadas e denominações religiosas fraternalmente têm promovido auxílios não só aos seus funcionários e membros, mas compartilhando apoio com alimentos (almoço aos mais pobres), cestas básicas, água potável etc. Também é possível riar uma forma de ganho produzindo algo, desde máscaras caseiras, até bolos saudáveis, comida pronta (marmita) etc. Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7151434/

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.