A literatura científica

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 05 de dezembro de 2022

Ao elaborar minha dissertação de Mestrado na PUC-RJ, “A 4ª. e a 5ª. séries do primeiro grau: uma passagem refletida pelos diretores de escolas”, minha orientadora, Menga Ludke, me devolvia o que escrevia com correções incontáveis, que me sugeriam reescrever o texto com mais clareza, objetividade e veracidade. Foram muitas revisões. A cada argumentação que eu apresentava tinha de fundamentá-la com estudos já realizados por autores considerados no meio acadêmico. Pesquisei sobre as relações de poder na escola junto aos diretores de escolas públicas e particulares através de entrevistas, utilizando o Survey, técnica de coleta de dados. Busquei leituras em textos atuais e passados, estudei a formação do povo brasileiro e a história da educação desde o período jesuítico. Dentre outras fontes teóricas, pesquisei a Constituição atual e as passadas. Escrevi minha dissertação na biblioteca, mergulhada em livros e cercada de correções durante dois anos de trabalho exaustivo, depois de cumprir vinte e quatro créditos em aulas teóricas, não podendo tirar nota abaixo de oito, pois tinha bolsa de estudos. Enfim, apresentei a dissertação em 1989 para uma banca formada pela minha orientadora e dois professores. Fui aprovada por unanimidade. Mas ainda tive que fazer melhorias no texto para que fosse publicada. 

Foi naquele período que comecei a aprender a escrever. As correções da minha orientadora, apesar de me incomodarem e causarem desânimo, me fizeram entender que escrever não é uma tarefa fácil. É desafiadora porque ao mesmo tempo em que se quer dizer algo, é preciso escrever para que outra pessoa possa entender o conteúdo, sentir respeito pelo trabalho e vontade de continuar lendo. Aprendi que não se produz um texto para si. Escreve-se para sensibilizar pessoas que não se conhece e colaborar para a melhoria da vida.

Nesta dissertação tive a primeira experiência com o fazer literário, cuidando da elaboração da narrativa e do emprego das palavras, e aprendendo a realizar pesquisas em fontes fidedignas para não apresentar falsas afirmações. E, acima de tudo, busquei a delicada arte de transpor minhas ideias para o papel.

A literatura científica é composta por textos que têm a finalidade de apresentar informações objetivas sobre pesquisas em várias áreas da produção do conhecimento. É uma literatura que é necessariamente publicada em livros e revistas especializadas, sendo disponibilizada aos professores, alunos e profissionais que buscam informações formais baseadas na pesquisa científica.  É uma produção textual que avança sobre a literatura já existente na medida em que acrescenta conhecimentos aos estudos já realizados, permitindo a evolução do saber nas áreas humanas, ecológicas, geográficas, tecnológicas, exatas, astronômicas, médicas, dentre outras.

São textos fundamentados em bases na experiência, através da coleta de dados criteriosa e fontes bibliográficas produzidas em diferentes lugares e épocas do planeta. Atualmente os sites da internet oferecem aos pesquisadores mananciais de informações, porém nem todos merecem confiabilidade; é preciso investigar a veracidade dos conteúdos.

Quando se fala em literatura, pensa-se em poesias, contos, romances, crônicas, até em narrativas jornalísticas. Mas, confesso, que nunca ouvi referências a respeito do valor da literatura científica no meio literário em que frequento. É uma literatura que sustenta o avanço das ciências, o trabalho minucioso dos cientistas, produtores do saber consistente, objetivo e fundamentado.  

E, por que fica tão esquecida nos meios literários?

Será que o conhecimento empírico se sobrepõe ao científico?

Até que ponto os sentimento, as divagações, os sonhos se tornam mais relevantes do que o saber construído em bases formais?

Publicidade
TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.