Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Radiografia
Para pensar:
"A paz do coração é o paraíso dos homens.”
Platão
Para refletir:
“Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.”
Esopo
Radiografia
O presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, vereador Alexandre Cruz, entrou em contato com a coluna para dividir uma informação há muito esperada, e de grande importância.
De maneira remota, o Legislativo realizará uma audiência com representantes das redes municipais de saúde, pública e privada, a fim de atualizar informações a respeito dos efeitos da Covid-19 em nossa região, e também das perspectivas próximas, a fim de que seja possível orientar políticas públicas a partir de evidências, e não pressões de parte a parte.
Visão global
Entre as questões que precisam ser respondidas estão: qual o atual percentual de ocupação dos leitos de tratamento intensivo? E quais as perspectivas de evolução deste percentual? O que pode ou está sendo feito para aumentar nossa estrutura de atendimentos?
Além dos vereadores, também devem participar do encontro o secretário municipal de Saúde e diretores dos hospitais particulares.
A iniciativa coube aos vereadores do Partido Cidadania - o próprio Alexandre e também Marcio Damazio - e a intenção é que o encontro aconteça até o fim desta semana.
Bases reais
A coluna, que tem tentado manter canais abertos de diálogo com a Secretaria de Saúde e com os hospitais particulares de nossa cidade, celebra a entrada do Legislativo nesse esforço e torce, desde já, para que este seja apenas o primeiro de muitos encontros regulares até que a crise venha a ser superada.
Afinal, obter e atualizar informações precisas é o melhor caminho para que possamos reagir de forma rápida e adequada às demandas de cada fase do enfrentamento.
O espaço segue aberto para qualquer atualização nesse sentido.
Requerimentos
Mencionamos o Legislativo e cabe registrar que haverá hoje, 7, mais uma sessão remota para deliberar sobre temas relacionados à Covid-19.
Nela serão apreciados requerimentos de informações protocolados pelo vereador Norival Espíndola, com questionamentos relativos “à educação no Município de Nova Friburgo, diante da pandemia da Covid-19”; e pelo vereador Wellington Moreira, sobre “a instalação de barreiras sanitárias nos acessos à Nova Friburgo”.
Indicações (1)
Também serão apreciadas três indicações legislativas.
A primeira, protocolada pela vereadora Vanderléia Lima, solicita ao Executivo a elaboração de um projeto de lei “que obrigue a concessionária do serviço de transporte coletivo de Nova Friburgo a instalar dispensers de álcool em gel no interior dos ônibus de sua frota”.
Indicações (2)
Já a segunda, de autoria do vereador Naim Pedro, solicita projeto de lei “que disponha sobre a criação da Tarifa Mínima Emergencial de água e esgoto para o comércio e indústria que estão impossibilitados e/ou limitados de explorar suas atividades econômicas por conta de decretos restritivos”.
A terceira, por fim, foi elaborada pelo vereador Cascão e solicita projeto de lei “que autorize a isenção da tarifa no transporte coletivo municipal de Nova Friburgo para os servidores públicos da área de saúde do Município de Nova Friburgo, na forma que menciona”.
Chegando
A Nunciatura Apostólica comunicou nesta quarta-feira, 6, a decisão do Papa Francisco de nomear o atual bispo auxiliar de Niterói-RJ, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, como bispo titular da Diocese de Nova Friburgo.
Atualmente, quem está à frente da diocese é o administrador apostólico, Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito de Montenegro-RS.
Feliz coincidência
O amigo Girlan Guilland, sempre atento a datas e marcos históricos, rapidamente chamou atenção para o fato de que Dom Luiz Antônio faz aniversário junto com Nova Friburgo, no próximo dia 16, e também observou que sua posse se dará no dia 4 de julho, data em que se completarão 201 anos da partida dos primeiros suíços de Estavayer Le Lac, em 1819.
A coluna dá as boas-vindas ao futuro bispo, desejando que este seja o início de um período feliz e harmonioso no meio de nós.
Voltando
E não é que, após um longo período no qual assombrou apenas um ou outro fornecedor ou prestador de serviço, o encosto das vilas marginais da Alberto Braune resolveu dar as caras novamente?
A alma penada continua solta por aí, debochando de nossas caras, e demonstrando o que acontece quando a Justiça não segue com celeridade os necessários ritos de exorcismo.
Definitivamente, já houve tempos mais fáceis para se conservar a esperança.
Siga em paz
A coluna presta homenagens a José Expedito Abrahão, que nos deixou aos 79 anos.
Um problema na vesícula fez descansar o taxista que trabalhou por décadas até seus últimos dias de vida no ponto base da Rua Fernando Bizzotto, onde colecionou muitos amigos, inclusive atendendo a funcionários de A VOZ DA SERRA que funcionou por vários anos naquela rua.
O saudoso Expedito deixa esposa, filhos, netos e toda uma clientela que lhe dava sempre preferência, enlutados. À família enlutada, o nosso pesar.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário