Exemplos externos

quinta-feira, 09 de abril de 2020

Para pensar:
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” (Antoine de Saint-Exupéry)

 

Para refletir:
“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.” John Kennedy

Exemplos externos

O colunista tem ao menos quatro amigos friburguenses que hoje residem nos Estados Unidos e já contraíram a Covid-19.

Felizmente, todos estão se recuperando bem.

As identidades serão preservadas, mas a essência dos relatos passados à coluna talvez ajude a reforçar a necessidade da manutenção, dentro do possível, do isolamento e das demais medidas de proteção.

Perfis

Estamos falando de dois homens na faixa dos 40 anos, um menino de 6 e uma mulher também próxima aos 40.

A criança, felizmente, quase não apresentou sintomas.

A mulher, por sua vez, teve febre alta durante apenas dois dias, e perdeu o olfato durante duas semanas.

Casos graves

Os dois homens, no entanto, apresentaram quadros bem mais graves, evoluindo para dupla pneumonia, em meio a febres na casa dos 40 graus ao longo de duas semanas.

Os dois disseram ao colunista que em determinado momento pensaram que iriam morrer, pois a doença continuava a evoluir e não havia leitos para que pudessem ser tratados de maneira adequada.

“Os melhores hospitais de Nova Iorque estavam parecendo as unidades mais precárias do Rio de Janeiro. Vi coisas horríveis, o médico me disse que não havia como me atender, e eu teria de superar a doença sozinho”, relatou um dos infectados.

Capacidade de atendimento

Os relatos que chegam dos EUA enfatizam o verdadeiro risco com o qual estamos lidando: a eventual saturação da capacidade de atendimento, redundando na perda de vidas que, noutro contexto, poderiam ser preservadas.

E é exatamente por isso que a coluna não pode deixar de repercutir a importantíssima confirmação de que um hospital de campanha será erguido no ginásio esportivo Frederico Sichel, no Prado, ainda que informações básicas - como número de leitos, cronograma de atividades, origem da mão de obra e fontes de custeio - ainda não tenham sido divulgadas.

Tomara

A coluna entende que a unidade temporária será erguida aqui porque atendemos a requisitos de interesse regional, mas ainda assim - e apesar dos riscos que a vinda de pacientes de outras cidades pode representar - só pode encarar como uma notícia muito positiva a ampliação de nossa capacidade de atendimento a uma doença tão contagiosa e ainda muito subnotificada.

Tomara que, quando tudo isso passar, nossos esforços tenham parecido excessivos.

Respiradores

Ainda a esse respeito, a coluna pode acrescentar que o Hospital Unimed em Nova Friburgo tem três respiradores/ventiladores, todos em funcionamento, além de uma usina de oxigênio, uma unidade de isolamento e 15 unidades de cuidados intermediários.

Com isso, podemos atestar que a rede particular do município conta com 23 respiradores (dez no São Lucas e dez no Hospital Serrano), além dos 29 que a Secretaria de Saúde informa estarem operacionais na rede pública, dos oito que aguardam reparos, e dos 29 que foram adquiridos e ainda aguardam entrega.

Por vias oficiais, são essas as informações que foi possível reunir.

Contagem iniciada

Por aqui, parece interessante acompanharmos a evolução do contágio, tendo em mente que neste dia 7 foram observadas diversas aglomerações em nossas ruas, sobretudo em agências bancárias.

Como será que estaremos lá pelo dia 22?

A resposta para essa pergunta pode representar um bom termômetro a respeito do nível de isolamento que precisamos sustentar.

Viciante

A recente onda de pedidos de exoneração nos primeiros escalões do governo municipal indica que muitos dos integrantes da atual gestão municipal pretendem seguir na vida pública no futuro próximo, concorrendo a uma das 21 vagas de nosso plenário municipal.

É notório como quem bebe dessa fonte encontra dificuldades para se abster dela.

Lista de proteção

O leitor talvez não se dê conta, mas um candidato nem sempre precisa ser eleito para se perpetuar na vida pública.

Na maioria das vezes, uma boa votação acaba se traduzindo em indicação para cargos que originalmente deveriam ser técnicos, quer seja como “contrapartida” ao reforço prestado à nominata, quer seja como apoio à manutenção do capital político, uma plataforma de visibilidade, a fim de que os votos sejam mantidos, ou eventualmente ampliados, em pleitos posteriores.

Curiosidade

O colunista não nega que desde já fica um pouco curioso para ver o que algumas dessas pessoas dirão no momento de justificar por que deveriam ser eleitas para um cargo que tem na fiscalização e na independência de poderes um de seus pilares mais sagrados...

Passagem

A tradição católica celebra nesta quinta-feira santa, dia 8, a instituição da Eucaristia, na Santa Ceia, e durante toda a madrugada de sexta-feira, 9, o cristianismo relembra a Paixão de Cristo.

O colunista entende que viveremos todos, neste ano de 2020, uma Páscoa muito diferente, mas também especial.

Afinal, a ausência de coisas às quais talvez tivéssemos nos acostumado, certamente vai se fazer sentir e chamar atenção para o que realmente é essencial.

A coluna deseja a todos uma Páscoa plena de significado e reflexão.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.