Em aberto

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 08 de agosto de 2020

Para pensar:
“Eu te cumprimento pelo que você aparenta e me despeço pelo que você é.”
Provérbio libanês

Para refletir:
“Um camelo não zomba da corcunda de outro camelo.”
Provérbio africano

Em aberto

A enorme lista de pré-candidatos a prefeito em Nova Friburgo ganhou nesta semana a adesão do engenheiro e artista plástico Cacau Rezende, pelo Partido Verde.

Mais que isso: a composição prévia da chapa também já foi fechada, tendo o jornalista Dib Curi como pré-candidato a vice-prefeito.

O mês de agosto, por sinal, vai ser crucial para que se realize a peneira final nas pré-candidaturas anunciadas, com a tendência de que ocorram algumas fusões entre espectros mais próximos do eleitorado, a fim de aumentar as chances de sucesso nas urnas.

Lado bom

A enorme fragmentação que se desenha tem aspectos positivos e negativos.

O lado bom, evidentemente, é que não devem faltar opções aos eleitores no dia 15 de novembro.

E não apenas isso, mas a princípio todo mundo está a apenas vinte e poucos mil votos da vitória, reduzindo em tese a necessidade de afunilamento do eleitorado, aquele processo que ocorre nos últimos dias no qual muitos eleitores abrem mão de votar em quem consideram a melhor opção, e migram para a que consideram a “menos pior entre as que têm chance”.

Lado ruim

E o lado ruim, evidentemente, é de que existe muito joio infiltrado neste trigal, e também estes grupos - é importante sempre pensar nos grupos - estão a pouco mais de 20 mil votos de serem eleitos.

Naturalmente, quando se espera que um prefeito seja eleito com votação tão baixa, fatores como rejeição perdem peso, e outros como o efeito da possível compra de votos (em suas mais diversas manifestações) se tornam mais sensíveis e potencialmente decisivos.

Colocando tudo na balança, é de se esperar muito jogo sujo entre as estratégias de uns e outros.

Vácuo

É um momento delicado, portanto, no qual a cidade tem a oportunidade de dar uma guinada mais radical do que de hábito, mas também corre o risco de se vender de vez a interesses impublicáveis.

Antes de tudo, no entanto, todo este quadro é reflexo de um profundo vácuo de liderança, da falta de referências sólidas, de um pequeno punhado de pessoas que sejam realmente capazes de unir essa cidade em torno de um projeto participativo e de longo prazo, colocando interesses coletivos acima das preocupações com as próprias carreiras.

Sem crédito

Quando se considera o tamanho dos desafios que o próximo prefeito terá pela frente, tudo que precisará moralizar e sanar, e toda a latência até que suas melhores ideias possam se fazer sentir, já podemos antever que o crédito eleitoral dificilmente será suficiente para adiar as turbulências até que as fundações estejam firmes o bastante.

Por tudo isso, importa - e muito! - que cada eleitor busque acompanhar os bastidores da política e se informar sobre quem irá apoiar, pensando sempre no coletivo.

As diferenças entre os futuros que nos aguardam a depender de quem seja eleito são muito grandes.

Uerj

Uma das questões mais sensíveis e delicadas a respeito do enfrentamento à Covid-19 diz respeito à Educação, e o debate em torno da existência (ou não) de condições aceitáveis para que aulas ocorram, presencialmente ou à distância.

A esse respeito, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da Uerj aprovou, no dia 30 de julho, o planejamento e a execução de Período Acadêmico Emergencial (PAE), com 13 semanas de duração.

On-line

Durante a vigência deste período, em virtude da pandemia de Covid-19, serão ofertadas atividades letivas somente de forma remota.

De acordo com o calendário emergencial, haverá novo prazo para inscrição em disciplinas, que se inicia em 3 de setembro. Já para os estudantes aprovados nas reclassificações do vestibular 2020, as matrículas serão abertas em agosto, de forma on-line, pelo Portal do Vestibular. As aulas do período 2020.1 começam em 14 de setembro e se estendem até 12 de dezembro. O encerramento, após as avaliações finais, está marcado para 19 de dezembro.

Principais datas

Seguem as principais datas do calendário acadêmico 2020.1:

Inscrições em disciplinas: 3 a 9 de setembro.

Início das aulas: 14 de setembro.

Said: 14 a 28 de setembro.

Término das aulas: 12 de dezembro.

Término do semestre: 19 de dezembro.

Fala, leitor!

“As considerações das últimas colunas são realmente procedentes. Nós, servidores públicos concursados, estamos cansados de assistir esta panelinha que domina a Prefeitura de Nova Friburgo. São poucos eleitos que conseguem, por manobras questionáveis, aumentar seu proventos, ao passo que nós, pobres mortais, a fim de conseguir uma mera equiparação de insalubridade no Hospital Raul Sertã, mesmo entrando com processo administrativo, ficamos à mercê da boa-vontade do RH da prefeitura para liberar um direito já estabelecido ao servidor.

Agradeço o anonimato, porque perseguições existem sim.”

Sem apoio?

A coluna andou falando bastante a respeito de trânsito recentemente, e não param de chegar mensagens por parte dos leitores tratando do assunto.

Algumas chamaram atenção para a ausência de agentes de trânsito no fim de semana passado, e apurações iniciais parecem indicar que os plantões de fim de semana, tratados como horas extras, teriam sido cortados.

Considerando que neste fim de semana o movimento deve ser um pouco maior em razão do Dia dos Pais, vale observar se teremos ou não a presença dos agentes, e também quais as consequências práticas disso.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.