Cadeiras vazias

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Para pensar:
“Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador.”
Confúcio

Para refletir:
“O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença”
Érico Veríssimo

 

Cadeiras vazias

A apresentação das duas operações legislativas que fundamentaram as investigações do Ministério Público Federal, da CGU e da Polícia Federal, reunidas na Operação Carona de Duque, durou pouco mais de três horas, ao longo da manhã e do princípio da tarde desta sexta-feira, 24, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Quem se dispôs a ver pessoalmente, no entanto, teve uma experiência um tanto mais esclarecedora, ao se deparar com a imagem de enorme simbolismo das cadeiras vazias no plenário, retrato do tipo de política que elegemos em 2016.

Previsível

De forma previsível, o Palácio Barão de Nova Friburgo não enviou qualquer representante que pudesse apresentar dados concretos que dessem alguma sustentação às alegações de que as denúncias são falsas, são “bravata”.

É absolutamente constrangedor que um governo municipal de uma cidade tão singular como Nova Friburgo valorize tão pouco a própria credibilidade, se preste a papel tão patético.

Que infelicidade ter de ser narrador de tempos como esses.

Obtusidade
Também não chega a surpreender que apenas os vereadores Professor Pierre, Marcinho Alves, Zezinho do Caminhão, Wellington Moreira e Johnny Maycon estivessem presentes.

Afinal, se os demais jamais se interessaram pelo conteúdo das denúncias ou por qualquer uma das incontáveis situações que fizeram por merecer atenção fiscalizatória, não seria agora que iriam se deixar confrontar com fatos que, inevitavelmente, hão de demandar atitudes por parte do Poder Legislativo.

Apatia
Mais triste e surpreendente talvez seja observar a escassa presença popular, ainda que a facilidade de acompanhar os trabalhos via internet ou através de matérias na imprensa façam com que essa imagem não reflita com exatidão os níveis de interesse ou conhecimento por parte da população.

Ainda assim, parece evidente que só chegamos ao ponto em que chegamos justamente porque ainda existe um enorme abismo entre a sociedade e seus representantes eleitos.

Sem encurtar essa distância, não chegaremos a lugar algum.

Especificando (1)
Assim como sentiu que deveria reforçar que as denúncias de sobrepreço na compra de medicamentos se referem ao início de 2017, aparentemente a coluna não foi suficientemente específica numa das vezes em que resumiu o episódio em que a equipe de transição do atual governo municipal se esforçou por interromper o processo licitatório 1077/16, para compra de medicamentos, em favor da controversa adesão à ata de registro de preços de Duque de Caxias.


Especificando (2)
Levando-se em conta que a transição tinha dois coordenadores - um do governo que saía, outro do que entrava -, parece necessário enfatizar que o coordenador que solicitou tais medidas, agora investigadas, foi Bruno Villas Bôas, futuro secretário de governo e da Casa Civil da gestão Renato Bravo.

Edson Lisboa, coordenador pela parte do governo Rogério Cabral, só entra nessa história como uma das pessoas procuradas como parte do esforço (frustrado) do atual governo para que a responsabilidade pela polêmica adesão recaísse sobre o governo anterior.

Convenção
Está agendada para o dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira, a convenção municipal do PDT na qual todas as impressões recentemente manifestadas pelo colunista a respeito do processo de renovação da sigla serão postas à prova.

Tudo aponta para o retorno de figuras históricas, e o encerramento de um período marcado pela centralização do comando.

É esperar para ver.

Facebook na Serra (1)
No fim do ano passado a coluna registrou que uma empresa friburguense, a Wx3, havia sido uma das quatro selecionadas em todo o Estado do Rio de Janeiro para se tornar parceira oficial do Facebook do Brasil.

Pois bem, essa parceria acaba de gerar seu primeiro desdobramento.

No próximo dia 13 de fevereiro, uma quinta-feira, Nova Friburgo irá sediar o evento “Impulsione seu e-commerce”, focado em aumentar a performance das vendas locais via internet.

Facebook na Serra (2)
A partir das 14h, no Senai Espaço da Moda, especialistas das duas empresas estarão reunidos para conversar sobre pontos estratégicos e as possibilidades ao alcance do empresariado local.

O evento é gratuito mas se dirige a um público bastante específico, e por isso as vagas são limitadas e sujeitas a aprovação.

Inscrições podem ser feitas através da página impulsioneseuecommerce.com.br.

Fala, leitor!
“Lendo a coluna da última quarta-feira, 22, notei a opinião favorável da leitora Raquel de Souza sobre a mudança de mão de direção da antiga Rua São João. Permita-me discordar da distinta leitora. A razão é que os veículos que descem das Braunes em direção à Avenida Alberto Braune ficaram sem uma opção de acesso, sendo obrigados retornar pela Rua Farinha Filho. Com isso, a Rua Farinha Filho está ficando congestionada e ao mesmo tempo "trancando" o fluxo da Rua Augusto Spinelli em direção às Braunes.

Assina a mensagem o leitor Antônio José de Araújo Fernandes.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.