Todos os que têm responsabilidades na vida e no desenvolvimento friburguense serão chamados a um pronunciamento público

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 02 de outubro de 2021

Edição de 2 e 3 de outubro de 1971
Pesquisado por Thiago Lima


Manchetes:

  • Todos os que têm responsabilidades na vida e no desenvolvimento friburguense serão chamados a um pronunciamento público: No que respeita ao que pretende o Prefeito Feliciano Costa, relativamente à alienação de Ações da Petrobrás para com os recursos estabelecer no município, importantíssimo plano de Ensino Superior e Técnico-Profissional.
  • Propostas para a construção do “Centro de Abastecimento” nas imediações da Praça do Suspiro: Na próxima segunda-feira, em solenidade que contará com a presença de autoridades, vereadores e convidados, serão abertas as propostas para a construção do “Centro de Abastecimento” nas imediações da Praça do Suspiro - iniciativa de mais alta importância e oportunidade e que custará à municipalidade volumosa quantia. Trata-se de uma realização corajosa, já que, isoladamente, é a maior obra municipal realizada com recursos próprios.   
  • Waldir Costa reclama com veemência: Ocupando na passada quarta-feira a tribuna da Assembléia, o deputado Waldir Costa salientou com grande veemência e irritação, que de nada tem valido as suas constantes reclamações sobre problemas do município que representa. Disse o delegado do eleitorado friburguense, que a estrada que dá acesso àquele município se encontra em péssimo estado de conservação; que a cidade não possui um prédio digno para o funcionamento da Delegacia de Polícia; serem precárias as instalações do Centro de Saúde e, finalmente, não existirem salas de aulas em número suficiente para atender a população estudantil.     
  • Padilha acelera Plano Habitacional - Governo vai construir mais 505 residências: Os contratos de construção de três núcleos habitacionais, totalizando 505 novas residências, acabam de ser assinados, em cerimônia realizada na sede da Cohab-RJ. Os conjuntos serão edificados nos municípios fluminenses de Itaperuna (196 casas), Nova Friburgo (240 apartamentos e 12 casas) e Porciúncula (57 casas). Na solenidade, o diretor-presidente da Cohab-RJ, sr. Zelson de Moraes Nunes, destacou o empenho do governador Raymundo Padilha em acelerar a execução do plano habitacional no Estado do Rio. Também discursaram os srs. Gustavo Alberto Trompowsky Heck e Nelson Raul Helmond Filho, respectivamente, diretor-financeiro e diretor-técnico da Cohab-RJ. 

Pílulas:

  • Estamos informados de que o MDB local deixará em aberto a questão da alienação de ações da Petrobrás para com os recursos, a administração municipal realizar um gigantesco plano de Ensino Superior e técnico-profissional. Acha a dirigência partidária que os  vereadores eleitos pela sua legenda não receberam até agora o menor controle do Diretório agindo em função das próprias convicções e dos pontos de vista que entenderam. Se forças ocultas, deletérias ou não, puderam influir em decisões tomadas pelos eleitos, a coisa representa outros “quinhentos cruzeiros” que a história naturalmente assinalará. 
  • Uma coisa deve ficar bem clara: o presidente do Diretório municipal, industrial Álvaro de Almeida  — que declarou à nossa reportagem ser, pessoalmente, absolutamente favorável aos efeitos da mensagem que o Chefe do Executivo da nossa comunidade já entregou ao Legislativo — vem recomendando que tudo seja feito no sentido da votação da momentosa matéria ser nominal, de modo a que fiquem devidamente claros, definidos e marcados para a posteridade, os votos de cada um dos vereadores, pois em assuntos de tão alta relevância para mais de quatro quintos da população não deverá e não poderá haver acomodações, desculpas ou futuras "marias-madalenas". 
  • Desta vez, tudo indica, ninguém, absolutamente ninguém, ficará tramando na sombra, com o uso das armas só encontradas nos pantanais… Todos serão chamados a uma positiva definição perante nossa comunidade. O homem público tem uma enormíssima responsabilidade com a mocidade ávida por estudar, que quer e que precisa de quem dela se lembre, dela se ocupe e nunca dos que, por simples caprichos ou politicagem, deixem procrastinados os seus sagrados interesses… 
  • Com subterfúgios, a moçada não vai poder sair desta, ou melhor, ser contra a mensagem do Executivo que, com recursos de papéis entesourados na Prefeitura, quer realizar uma obra da mais alta indagação para o Ensino da mocidade friburguense. Também com recados e telefonemas nada dará pé… Os que forem contrários devem sair a campo, para reestudos do assunto, ou para reafirmação dos pontos de vistas. Respeitamos os que falam às claras, os que não se escondem no anonimato. É possível que a verdade, que é o que mais interessa à nossa coletividade, não seja o que advogamos. Quem sabe se vai ser descoberto o “Ovo de Colombo”. Mas, por favor, não invertam os polos! Cuidado com os choques…  

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Luiz Pólo e Arlieta Pólo (29 de setembro); Marise Ventura e Helen de Almeida (3 de outubro); Neyda Yaggi (4); Álvaro Junior de Almeida (6); Valéria Villaça (7); e Tunney Kassuga (8). E registra os nascimentos de: Lúcio Donald de Carvalho (21 de setembro); e Renata Bispo (22). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.