Política em efervescência com a aproximação das eleições de novembro

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 08 de agosto de 2020

Edição de 8 e 9 de agosto de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • MDB friburguense - A executiva regional aguarda a aprovação e o lançamento das candidaturas aos cargos de prefeito e vice-prefeito na eleição marcada para novembro. O MDB, sob a presidência do deputado Álvaro de Almeida está fortalecido pela coesão entre seus membros, perfeito entendimento entre seus órgãos diretivos e prestigiado pela maioria do eleitorado de Friburgo.
  • Esperada a resposta favorável de Edgard de Almeida - Os meios políticos do Estado, notadamente os redutos do MDB, aguardam com ansiedade a resposta do deputado Edgard de Almeida, ao apelo que lhe foi feito, para que mantenha sua candidatura ao Legislativo federal, funções que vem honrando sobremodo. Espera-se que o partido da oposição venha a contar, na legislatura vindoura, com sua capacidade e atividade na Câmara Federal.
  • Amaral Peixoto: candidato ao Senado - O almirante Amaral Peixoto já está em plena campanha eleitoral, percorrendo o Estado do Rio em propaganda de sua candidatura. Político de largo prestígio e cidadão com honrosa folha de serviços prestados aos fluminenses, além de ser considerado como uma das maiores reservas morais da nação, tem assegurado uma tranquila vitória no embate das urnas que se aproxima.
  • Os legislativos - Este jornal sempre defendeu legislativos atuantes, independentes, que  representem o ponto de vista popular, falando alto e bom som dos assuntos que possam interessar às comunidades, Legislativo acomodado, dominado pela amorfia, deformado pelas injunções, pouco ou nada representam na vida de um município. Uma Câmara Municipal apartada da vida social, econômica, cultural, esportiva, musical, e enfim somente envolvida por assuntos de política de campanário que nada constrói ou dignifica, pode cerrar suas portas e suas atividades sem nenhum prejuízo para a vida comunal. 
  • Em direção às urnas - Terminado o prazo do alistamento eleitoral, aprovadas as candidaturas e lançados os nomes dos que concorrerão no pleito marcado para 15 de novembro, a política municipal entra em efervescência e a democracia vê vencida uma outra etapa. O eleitorado friburguense mais urna vez será chamado a opinar sobre os homens que devem governar a nossa comuna e isso, constitui um passo agigantado em direção ao aprimoramento político do nosso povo. Quem galga um cargo por via de voto do povo, fica com autenticidade, ganha condições e realmente está “batizado” pela democracia.
  • Está chegando a hora -  Em novembro do corrente ano serão escolhidos os preferidos para o Executivo e o Legislativo do município: prefeitura e Câmara. Aqueles que não contavam mais com eleições, estão desiludidos. É que, por estarem divorciados do povo, temem mais as urnas que o diabo a cruz. Mais uma vez os dois partidos existentes serão testados. Vai-se ver com quem está o povo.
  • Festa da Cerveja do Caledônia Montanha Clube - Concorrido evento este ano será em 5 de setembro com três orquestras das mais afamadas, inclusive a de Ed Lincolm. Várias representações de países amigos participarão da grande festa, com seus trajes típicos e demonstrações dos respectivos folclores.
  • A passagem da data natalícia do querido e competente clínico dr. Dermeval Barbosa Moreira, que ocorre ao próximo dia 13 enseja aos friburguenses a prestação de tributos de reconhecimento e admiração ao ilustre facultativo, figura exponencial da nossa sociedade e da classe médica fluminense. Cientista do mais alto gabarito, homem que devotou sua vida em favor dos que sofrem, o dr. Dermeval pratica por vocação um autêntico sacerdócio. Coração sempre aberto aos problemas do próximo, o respeitável e respeitado tem em cada habitante de Friburgo um amigo e em cada amigo um sincero admirador das suas qualidades de cidadão e de mestre da arte de curar. 

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Geny Amélia (10); Emilinha Gandur (11); Adelino Valente, José Amélio e Alvarino Bessa (12); Rostain Pinto de Faria, Bernardino Vieira Gomes, Dermeval Barbosa Moreira e Lafayette Bravo Filho (13); Ricardo Roberto Alves, José Carlos Cordeiro, Angelo Chaves e Joelma Pereira (14); Monsenhor José Antônio Teixeira (15).

 

Foto da galeria
Edição de 8 e 9 de agosto de 1970
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.