Novo mandado de segurança contra a Prefeitura

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 26 de junho de 2021

Edição de 26 e 27 de junho de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim.

 

Manchetes:

  • Ação contra o governo do prefeito Feliciano Costa: Sob o patrocínio dos competentes advogados, Célio Ivo de Freitas e Halaiel Baruck, numerosa turma de concursados que  ingressaram no serviço municipal no final da passada administração, moveu ação judicial contra o governo Feliciano Costa, pelo fato do mesmo tê-los demitido, sumariamente, após sua posse transcorrida no 31 de janeiro do corrente ano. Segundo estamos informados, os dois cultos causídicos, realizaram trabalho de envergadura jurídica, alinhando uma série de argumentos e torrencial jurisprudência dos tribunais em favor da causa de humildes homens, alguns dos quais chefes de família e que deixaram seus empregos para ocupar cargos conquistados em provas públicas.
  • Speac-Afape: Os homens públicos de Friburgo, notadamente os que estão exercendo funções governativas, devem e precisam cuidar da ajuda urgente e efetiva às duas paupérrimas entidades assistenciais a menores em nossa cidade: a Speac e Afape. Não é mais possível que sejam esperados milagres. A comida, o vestuário e, enfim, uma série de coisas essenciais à vida e ao desenvolvimento dos excepcionais, não caem do céu por descuido. Não é também com relatórios, com trabalhos literários, com organogramas, fluxogramas de moços do asfalto, ou, de bem intencionados, apenas, que serão resolvidos os angustiantes problemas do custeio das organizações apontadas no nosso título. Mas, não somente as duas associações acima que precisam de ajuda, imediata e numa constante ascendente.
  • Nova Friburgo Country Clube: A diretoria do clube tem somado todos os recursos e conjugado todas as forças e situações de que dispõe, em torno da grande programação e dos preparativos para a sua já tradicional Festa da Cerveja que será realizada no dia 17 de julho. Um sem número de atrações artísticas, bem como orquestras afamadas e conjuntos musicais estarão abrilhantando o piramidal espetáculo do fidalgo clube do Parque São Clemente.
  • A caminho da universidade: O prefeito Feliciano Costa iniciou a campanha da universidade em Nova Friburgo, convidadando os professores Alexandre Canaline, Antonio Abi Ramia e Yvolino de Vasconcellos para execução da primeira providência - a instalação do Instituto de Ciência Bio-Médicas, notável empreendimento, que dará à nossa cidade o grande passo para o triunfo do ensino superior. A iniciativa está produzindo sensação nas rodas estudantis, animando a mocidade friburguense com todos aplaudindo a feliz iniciativa do prefeito Feliciano Costa.
  • Sesi Vila Amélia: A opinião pública não aceita que haja doação ao Sesi de uma gleba na Vila Amélia, não compreendendo liberalidade para com uma entidade que permanentemente esteve afastada dos interesses do operariado local e totalmente divorciada dos problemas sociais empreendidos ou defendidos pela administração municipal.
  • Aula inaugural da Faculdade de Odontologia: O prefeito Feliciano Costa disse e vai acontecer: a aula inaugural da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo será ministrada neste domingo, 27 de junho de 1971. O curso regular terá início no dia 1º de julho.

Pílulas:       

  • A prefeitura de nossa terra possui exuberante exemplo de como não funcionam acordos, entendimentos etc, com o Sesi. O assunto do passado foi mesmo em torno de Vila Amélia. Como acreditar, aceitar, negociar, doar ou enfim transigir ou coisa que o valha com a mesma entidade? Essa história de doar uma gleba para os sesianos, somente pode valer como piada. E piada de muito mal gosto.
  • Segundo vem sendo anunciado, a nova Lei de Organização dos Partidos disciplinará que as convenções municipais somente ocorram em janeiro de 1972, ficando prorrogados os mandatos dos atuais dirigentes.
  • O prefeito Feliciano Costa não perdeu o seu ''fair play'' de administrador que bem recebe críticas, examinando pessoalmente o que a imprensa aponta como errado, como irregular, no andamento da coisa pública. A verdade é que sempre que sabe de alguma mancada ou teimosia de seus subordinados, determina providências urgentes e vai ao ''local do crime''  para averiguar se as suas ordens foram cumpridas. Daí, estarmos estranhando o fato do experimentado marujo e seguro  do barco prefeitural estar ''aguentando'' a ''buraqueira'' nas vias públicas e os incontáveis vazamentos dos canos condutores de água da nossa Friburgo.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Maria Lúcia (26); Madre Lúcia Braune e Frederico Rosenthal (28); Prudêncio de Miranda, D. Therezinha Ventura Couto, professora Maria das Graças Malheiros e dona Zenair Pirazzo (29); Dona Iêda Kind (1º de julho); Antonio Folly (2).

 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.