Nova Friburgo celebra 153 anos neste 16 de maio de 1971

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 15 de maio de 2021

Edição de 15 e 16 de maio de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim 

Manchetes:

  • Nova Friburgo celebra o aniversário da cidade: 153 anos separaram a visão de D. João VI da realidade de hoje. O agreste Morro Queimado, trabalhado pelas levas sucessivas de suiços, alemães, portugueses, italianos, africanos, libaneses, israelistas, espanhois e seus descendentes, transformou-se na pujante Nova Friburgo, esplêndida realidade industrial, turística, comercial, agricola. Ao ensejo de mais um aniversário, cultuamos a memória dos que a criaram, reverenciamos a dos que ajudaram-na a crescer e saudamos a todos os que, com seu amor e trabalho, projetam-na cada vez mais no cenário nacional.
  • Trecho de conferência do saudoso dr.Julio Vieira Zamith, em 16 de maio de 1956: Naquela data, quando o prefeito e presidente dos festejos de maio, o industrial Álvaro de Almeida, o ilustre e saudoso mestre produziu notável conferência: ‘’Não foi, porém, o centenário do município que comemoramos em 1918, mas sim a fundação da colônia que deu origem a Nova Friburgo.’’
  • Polícia Militar coopera nos festejos do aniversário de Friburgo: A Polícia Militar do nosso Estado, comandada pelo coronel Roberto de Castro Barcellos, que é filho do saudoso general Cristovão Barcellos, vem emprestando o máximo à programação comemorativa da festa dos friburguenses. Assim é que, no desfile cívico deste ano a PM estará presente com banda de música, Pelotão de Infantaria, batedores e um pelotão de cavalarianos. Uma delegação numerosa de oficiais participarão das várias exibições da querida e briosa corporação militar, entre os quais: coronel Lauro Gomes, Estelita, coronel Raymundo Antonio Muniz, tenente-coronel Laurílio José da Silva, tenente-coronel Anivaldo Paiva e o 1º tenente Francisco Jorge Dagfal. Também participarão, os oficiais da 1ª Cia, aqui sediada: capitão Newton Imbroinisi, capitão Athayde de Souza Lannes e 2° tenente Ivan Rodrigues de Mello.
  • Coronel Roberto de Castro Barcellos: O fluminense ilustre militar que atualmente comanda a Polícia Militar do Estado do Rio, coronel Roberto de Castro Barcellos, é uma figura das mais expressivas do Exército Brasileiro, possuindo um ''curriculum vitae'' enobrecedor. Possui, os cursos da Escola Militar de Rezende, Técnico de Moto-mecanização, Aperfeiçoamento de Oficiais, Comando e Estado Maior, Liderança e Relações Humanas, Atualização de Comando e Estado Maior, Programa PERT e Guerra nas Selvas (Zona do Canal do Panamá). Já exerceu importantes funções, como comandante da Cia, Especial de Manutenção, Escola de Manutenção, ajudante de ordens do general Theópilo de Arruda, instrutor da Academia de Agulhas Negras e oficial de gabinete do Ministro do Exército. Foi aspirante em 1948, com notas honrosas. Em nome da parcela do povo que representamos, saudamos o coronel Roberto de Castro Barcellos, que é uma legítima glória do nosso Estado.

Pílulas:

  • 16 de Maio - Data comemorativa do aniversário de Nova Friburgo, berço de abnegados soldados de inolvidáveis batalhas em favor da comunidade fluminense! - Terra dadivosa, cantada em verso e prosa por grande poetas fasto orgulho a uma coletividade iniciada por bravos colonizadores suiços! -
  • O prefeito de Friburgo, Feliciano Costa, ofereceu um coquetel na prefeitura, durante o qual foram lidos e comentados por si e por seus chefes de serviços, o andamento da máquina pública do município, nos três primeiros meses de governo. 
  • Por falar em eleições para prefeito municipal, a moçada gozadora de posições políticas sem prestígio eleitoral, e, somente engajada nos empregos por obra e graça da confiança de alguém ou de grupos, a moçada repetimos, já atentou ao fato de que a sopa vai acabar?

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Ary Lessa Ventura (15); Walmir Matuglia (16); Murilo Cúrio e Elias Abicalil(17); Dona Didi (18); professor Moacyr Sreder Bastos (19); Athayde da Costa Freitas, contador Roberto Ricardo Coutinho e o escritor J.G. de Araújo Jorge (20); Dona Lucíola Pereira da Costa e sr. Francisco Alves da Rocha (21).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.