Infrações no trânsito: velocidade acima do permitido e buzina com estridência enervante

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 30 de maio de 2020

Edição de 30 e 31 de maio de 1970

Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Infrações ao Código de Trânsito - Velocidade muito acima do permitido, buzinas constantes com estridência absurda e enervante, nenhum respeito à vida dos transeuntes. Eis o panorama nos quatro cantos da cidade. Os desastres se sucedem, a morte continua a rondar os que precisam atravessar ruas, sem que nenhuma providência real seja tomada. Os nossos clamores faremos chegar ao ao diligente general secretário de Segurança do Estado do Rio, pois a situação é de calamidade pública.
  • Previdência Social - O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) assumirá, em Friburgo, a assistência médica hospitalar dos seus associados, controlando, assim, o que estava afeto ao Plano Nacional de Saúde, cuja ineficiência ficou comprovada. Inicialmente, 50 médicos estarão credenciados para o atendimento, sendo importante assinalar que o que se refere a intervenções cirúrgicas está perfeitamente ajustado com hospitais.
  • Novo Delegado do Serviço Militar - Por nomeação do general diretor do Pessoal da Ativa do Exército, assumiu as funções de delegado do Serviço Militar em Friburgo, com jurisdição em Cachoeiras de Macacu, Carmo e Sumidouro, o tenente Fernando José Accioly da Câmara, militar que já desempenhou a mesma função nesta região, conquistando a simpatia e estima dos que tem interesses a tratar na 9° Delegacia do Serviço Militar, na Rua Augusto Spinelli, 86.
  • Dr. Benjamim Segismundo de Jesus Roriz - O ilustre superintendente regional da Receita Federal da 7ª região fiscal visitará nossa cidade para palestras sobre o imposto de renda na Faculdade das Irmãs Dorotéias, Associação Comercial, Clube dos Lojistas, Lions Clube e Rotary Clube.
  • Governador recebe título da Federação dos Clubes -  O governador Geremias Fontes recebeu o título número um de "Sócio Benemérito da Federação dos Clubes do Estado do Rio", entidade que congrega cerca de 100 agremiações sociais e esportivas, em solenidade realizada no gabinete de trabalho do chefe do Executivo, no Palácio Nilo Peçanha. 
  • Agindo com absoluto realismo e senso político - A posição assumida pelo deputado Álvaro de Almeida e a quase totalidade da bancada do MDB à Assembleia do nosso Estado, é a que mais convém aos interesses partidários, não importando que alguns membros da Executiva pensem diferentemente - o que, aliás, é muito comum e até conveniente ao bom funcionamento democrático das instituições políticas. 

Pílulas:

Hospital Santo Antônio - A ex-Santa Casa de Misericórdia - é uma organização que honra a comunidade. Com instalações modernas, nos bons padrões da técnica, com pessoal selecionado e invejável situação econômica, além de vultuoso patrimônio, o conhecido "Regional" deve servir de orgulho aos friburguenses. É justo nos congratularmos com a sua diretoria, através do provedor, dr. Augusto Cláudio Ferreira, a grande alavanca propulsora desta nova fase administrativa do prestante hospital. É justo também que consignemos a nova orientação da administração do nosocômio, sem improvisações, tendo por norma um planejamento realístico, e, notadamente deixando de lado os perigosos métodos de realizar gastos sem apoio em receitas certas ou pelo menos calcadas em previsões realísticas.

Novos e importantíssimos pavilhões estão sendo construídos. Três pavimentos tecnicamente planejados. Todos servirão para a almejada Faculdade de Medicina, com funcionamento, possivelmente já em 1971. Somente em aparelhamento hospitalar, receberá o mencionado Hospital, um bilhão de cruzeiros antigos por doação do governo alemão e tão logo estejam prontas as obras.Nesta hora em que falamos da Santa Casa, rendemos tributos especiais a dois nomes, dois gigantes da sua história: Trajano de Almeida, o seu idealizador e provedor na fundação, Acácio Borges, que por anos e anos a dirigiu, com sacrifícios inauditos e dedicação ímpar, numa trajetória em que o idealismo foi a constante.

Sociais:

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Zuenir Ventura e Armando Gardon (1º de junho); Carlos Roberto Ventura (2); Maria Alice Cúrio, Sofia Ventura Spinelli, Joel Lucas Bravo e Maria de Lurdes Penna Lopes (4); João Saldanha, João Augusto de Moura e Hugo Spinelli (6).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.