Criada a Universidade Serra dos Órgãos

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 30 de outubro de 2021

Edição de 30 e 31 de outubro de 1971
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Domingo, 31 de outubro de 1971, às 11h, no Centro de Cultura de Nova Friburgo, a criação da “Universidade Serra dos Órgãos” - Estabelecimento vai se destinar a integrar, com ensino superior e técnico, toda a região centro-norte fluminense. Quinze municípios constituirão a zona de influência da nova entidade que nasce da fusão das fundações educacionais de Friburgo e Teresópolis. Trata-se de um passo agigantado para uma espetacular conquista no campo da educação regional. Friburgo, cidade universitária já à vista, não obstante a curta visão de inexpressivos círculos. 
  • Arroz e feijão caríssimos. E durma-se com esse barulho… - Bastou um ministro falar em estabilização nos custos das mercadorias para o preço do arroz subir à estratosfera, o feijão custar mais 200 cruzeiros antigos, a carne mais de 300, a manteiga mais um mil, o óleo mais 200, e a lataria valer uma média de 300 cruzeiros a mais a lata… Não parece uma provocação? 
  • A vez do arroz - O arroz que é um complemento natural e necessário na alimentação da população sofreu amalucada majoração, sem que se observe qualquer providência. O mínimo do aumento foi da ordem de 300 cruzeiros antigos por quilogramo. Os tipos especiais subiram em uma média de 800 cruzeiros antigos. É assim que se deve contar a história de uma estabilização de preços, somente conhecida dos técnicos do asfalto. 
  • Aniversário do prefeito Feliciano Costa - O funcionalismo municipal prestou carinhosa homenagem ao dr. Feliciano Costa, por motivo de seu aniversário, conforme notícia que demos na passada edição, quando compareceu incorporado ao seu gabinete para desejar-lhe felicidade. O chefe do executivo municipal, que momentos antes assinara mensagem à Câmara majorando os vencimentos dos servidores inativos e ativos, foi alvo de merecidos elogios por parte do intérprete do funcionalismo, que  salientou a alegria da classe pela melhoria recebida e por ver o timoneiro da nossa comunidade completamente restabelecido, alegre e disposto para novas batalhas em favor do povo friburguense.  
  • Em Friburgo, o representante do “La Liberte” - O jornal de Fribourg, na Suíça, esteve presente em Nova Friburgo, através da visita do jornalista internacional Pierre Barras que veio acompanhado do 1º secretário da embaixada da Suíça no Brasil, Dayer Daniel e senhora. Vários pontos da cidade foram percorridos pelos visitantes, inclusive o Colégio Anchieta e a Fundação Getúlio Vargas. 
  • Dia do funcionário público - O funcionalismo público municipal teve razões para festejar seu dia, já que o prefeito Feliciano Costa “sacudiu” o ambiente terminando com os expedientes de tapeação e discursos com promessas mirabolantes com distribuição de sorrisos e doces, para enveredar pelo caminho da realidade, dando algo de positivo à classe e anunciando como vai agir para em futuro próximo corrigir distorções existentes e dar aos que trabalharam e trabalham para o Poder Público o que de justiça e de direito lhes é devido. Realmente, o atual chefe do executivo demonstrou alta compreensão para as eternas aflições do funcionalismo, de fato, esquecido pelo diminuto salário que recebe dos cofres públicos.  

Pílulas:

  • Para honra e glória nossa, a Fundação Educacional de Teresópolis, dispensa-se pronunciamento, aval ou aprovação do legislativo, da mesma maneira que não foi preciso fechar questão com a bancada, reunir partidos, etc, etc, etc, coisas que somente procrastinam as boas iniciativas, atrasando-as, ou impedindo-as. Querem exemplo mais frisante que o da negativa das bolsas de estudos?  
  • Querendo ou não querendo a moçada, Friburgo terá brevemente mais algumas faculdades e cursos técnicos superiores. Não adianta catar pulgas em elefantes… A coisa é como é, e, felizmente, jamais será como eles queriam que fosse… 
  • E mais: Colégios impedidos de matricular alunos na 5ª série e Álvaro de Almeida continua favorável.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Julietta Pólo (30); Maria Cristina Azevedo (31); Alfredo dos Santos Spinelli, José Maria Coutinho Filho, Daniel Marques de Oliveira e Leila Segal (1º de novembro); Márcio Júnior Pereira (2); Lucy Lumy de Souza, Joaquim Mário de Azevedo, Rita da Silva Nicolau e Manoel Henrique Villarinho (6). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.